Redes sociais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O WhatsApp liberou, nesta quarta-feira (30), uma nova função de privacidade na versão beta do app para Android. A partir de agora, usuários testadores poderão enviar mídias com visualização única e que se autodestroem após abertas pelo destinatário.

O recurso não vem com aviso de print, o que abre brechas para o destinatário tirar uma captura de tela das fotos mesmo com a visualização única ativada. As informações são do site especializado WABetaInfo, conhecido por divulgar novidades do aplicativo em primeira mão.

WhatsApp libera visualização única para fotos e vídeos enviados pelo mensageiro; entenda recurso — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

A partir de agora, ao mandar fotos e vídeos pelo WhatsApp Beta, um novo ícone de relógio aparece no canto inferior direito da foto, ao lado do botão de envio. Basta selecionar o timer antes de pressionar "enviar" para que as mídias sejam compartilhadas com visualização única na conversa. A visualização única também está disponível para grupos.

A nova função permite que o destinatário das mensagens acesse o conteúdo apenas uma única vez. Depois de visualizar a foto ou vídeo, a mídia desaparece assim que o usuário volta ao chat. De acordo com o WABetaInfo, o usuário que enviar as mensagens receberá uma notificação quando o destinatário abrir a mídia e visualizá-la.

Novo recurso do WhatsApp permite enviar fotos e vídeos com visualização única — Foto: Reprodução/WABetaInfo

Quem envia a mídia autodestrutiva pode verificar quando o destinatário recebeu, abriu e visualizou o conteúdo a partir dos dados da mensagem. Mesmo ao usar o recurso com alguém que desativou a confirmação de leitura do WhatsApp, será possível conferir quando a mídia foi vista. Já quem tirou os checks azuis não poderá checar quando a mídia que enviou foi aberta pelos outros.

O WABetaInfo também alerta que, apesar de as fotos não serem salvas automaticamente pelo WhatsApp, há o risco de o destinatário da mensagem fazer capturas de tela das mídias para guardá-las, já que a função não inclui aviso de prints — diferente das mídias autodestrutivas enviadas nos chats privados do Instagram, por exemplo.

Além disso, por mais que o recurso não esteja disponível para todos, ele funciona mesmo para quem não é testador do WhatsApp. — ou seja, se você tem a versão beta, pode enviar mídias com visualização única mesmo para quem usa a edição estável do mensageiro.

Por enquanto, também não há previsão de quando e se a função será disponibilizada para a versão oficial do mensageiro. Além disso, como o recurso ainda está em fase de testes, ele pode ser modificado antes do lançamento no WhatsApp padrão.

Com informações de WABetaInfo

WhatsApp não envia fotos e vídeos? Entenda os motivos e saiba resolver

WhatsApp não envia fotos e vídeos? Entenda os motivos e saiba resolver

Mais do TechTudo