Sistemas operacionais

Por Guilherme Ramos, para o TechTudo


O Windows 10 terá o suporte encerrado pela Microsoft no dia 14 de outubro de 2025. A data está listada em um documento da empresa, que informa o fim do suporte para o sistema operacional como um todo — antes, falava-se sobre descontinuar apenas algumas versões. A revelação chega às vésperas de um evento da Microsoft que pode revelar o Windows 11, no próximo dia 24.

Essa é a primeira vez em que a empresa declara de fato o encerramento total do suporte ao Windows 10. O sistema foi anunciado em 2014 e opera desde 29 de julho de 2015. Com isso, a longevidade de uma década prevista pela Microsoft para o "ciclo de vida" do SO tende a ser atingida.

Windows 10: Microsoft anuncia fim do suporte para 2025; entenda — Foto: Divulgação/Microsoft

Windows 11: você vai atualizar? Participe da discussão no Fórum do TechTudo

O fim do suporte não significa, no entanto, que o sistema vai parar de funcionar em computadores. Na prática, o Windows 10 deixará de receber atualizações, já que a fase de transição para a próxima versão do Windows deverá estar finalizada, ao menos para a Microsoft.

Windows 11

Ao longo das últimas semanas, a Microsoft tem soltado diversas pistas sobre seu novo sistema operacional. Com a informação sobre o encerramento do suporte para o Windows 10, entende-se que o novo SO da empresa, que poderia atender pelo nome de Windows 11, não será ligado ao antigo. Outro fator que sustenta essa "divisão de águas" entre sistemas é o recente cancelamento do Windows 10X pela empresa, em maio deste ano.

Em relação ao novo software, a Microsoft já havia anunciado um evento para mostrar "o que há de novo" para o Windows, marcado para o dia 24 de junho — curiosamente agendado para as 11h, no horário americano.

Com informações de The Verge, Thurrott e Engadget

Relembre: Testamos o Windows 10

Testamos o Windows 10

Testamos o Windows 10

Mais do TechTudo