Streaming

Por Rubens Achilles, do Home Office


O YouTube não carrega vídeos para alguns usuários nesta quarta-feira (16). O problema, que afeta uma pequena parcela dos visitantes, consiste no carregamento completo do site, enquanto apenas o vídeo não abre e fica carregando, de acordo com relatos em redes sociais como o Twitter. Ainda não se sabe a causa da falha, que ainda não teve um padrão identificado. Reclamações apontam que a instabilidade ocorre desde o início da semana. O TechTudo conseguiu utilizar o site normalmente.

Em resposta a usuários do Twitter, um perfil oficial de suporte do YouTube disse que a equipe está trabalhando para solucionar o problema. Em resposta ao TechTudo, a assessoria da plataforma de vídeos confirmou a informação. Também no Twitter, algumas pessoas relataram ter resolvido a falha por meio de uma alteração de DNS.

YouTube não carrega vídeos? Usuários relatam instabilidade no site — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

YouTube não carrega os vídeos: por quê? Veja respostas no Fórum do TechTudo

A alteração de DNS sugerida por usuários para resolver o problema, que não foi confirmada oficialmente pelo YouTube, consiste em acessar as configurações do sistema e definir o endereço primário para 8.8.8.8 e o secundário para 8.8.4.4. No Windows, o processo pode ser feito nos ajustes de rede. Também é possível fazer a mudança no Android e no iPhone (iOS).

Mudança no DNS resolveria problemas no YouTube, segundo usuários — Foto: Reprodução/Alessandro Junior

O Downdetector, site que monitora o status de diversos serviços digitais, aponta reclamações para o funcionamento do YouTube, com um pico de 203 relatos às 19h14 desta terça-feira (15). Nos comentários, usuários apontaram que os vídeos não carregam em plataformas como PC, celular e até consoles como o PlayStation 4 (PS4).

"Meu YouTube não carrega os vídeos": Downdetector mostra reclamações — Foto: Reprodução/Downdetector

O Google Trends, plataforma que mostra o comportamento de buscas na Internet, registrou um aumento no interesse por consultas como "YouTube não carrega", "YouTube parou de funcionar hoje", "YouTube fora do ar" e "YouTube não reproduz vídeo".

Google Trends mostra aumento nas buscas por "YouTube não carrega" — Foto: Reprodução/Google Trends

Veja também: Como baixar vídeos do YouTube sem precisar instalar programas

Como baixar vídeos do YouTube sem precisar instalar programas

Como baixar vídeos do YouTube sem precisar instalar programas

Mais do TechTudo