Wearables
Publicidade

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

Reprodução/Gene Gorter

Um exemplar do rastreador Apple AirTag foi crucial para que policiais localizassem uma bicicleta roubada. O proprietário dela, chamado Gene Gorter, relatou o ocorrido num grupo online dedicado ao equipamento, que foi lançado há poucos meses pela empresa da maçã e ainda desperta muita curiosidade.

Ele conta que acordou no dia 4 de julho e deu falta da bicicleta, mas lembrou-se de que tinha deixado um rastreador guardado numa bolsa fixada à bike. Gene passou os dados de rastreamento à polícia de Boston, nos Estados Unidos, que os utilizou para encontrar e recuperar a magrela.

Apple AirTag — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

É possível que o ladrão nem tenha se dado conta da presença do acessório porque a AirTag foi encontrada numa lata de lixo próxima ao local onde a bicicleta foi deixada. A polícia não realizou nenhuma prisão relacionada ao furto porque não identificou nenhum suspeito na região.

Gorter afirma ter deixado o rastreador num espaço mais oculto da bolsa. Felizmente, foi o suficiente para que os policiais realizassem uma busca nas proximidades e encontrassem a bicicleta roubada. O ladrão pode não ter percebido a presença do apetrecho por falta de um iPhone ou celular Android com NFC. O dispositivo traz uma função que alerta smartphones próximos sobre um pertence que não está mais em posse do dono.

Dono da bike usou Facebook para relatar a ação policial — Foto: Reprodução/Gene Gorter

Criado pela Apple como um rastreador digital para encontrar objetos perdidos, a AirTag também gerou sua dose de polêmicas por conta da possibilidade do uso do acessório para perseguir pessoas – embora a Apple já tenha feito atualizações para desencorajar o uso por stalkers.

A Apple AirTag atualmente é vendida na Amazon por R$ 300 no kit unitário e por R$ 1.087 na embalagem com quatro peças.

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo