Jogos de esporte
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


FIFA 22 teve um novo trailer com detalhes de gameplay divulgado pela Electronic Arts, com o novo sistema de animações HyperMotion e o uso de Machine Learning (aprendizado de máquina) no game. Algumas das principais novidades apenas estarão disponíveis nos consoles da nova geração, mas muitas adições serão feitas também aos videogames mais antigos, como corridas explosivas e física mais realista para a bola. FIFA 22 será lançado em 1º de outubro para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X/S, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC, com uma versão Legacy no Nintendo Switch. O game está disponível em pré-venda por R$ 249 em sua versão padrão.

O HyperMotion traz quatro mil novas animações para FIFA 22, as quais utilizam dados de captura obtidos em partidas reais de times inteiros de 11 contra 11 atletas. Nos games anteriores da série, a captura era de apenas alguns jogadores por cada vez. O Machine Learning por sua vez interpreta os dados de 8,7 milhões de quadros em uma rede neural e transforma em comportamentos mais realistas para todos os jogadores do time. Na prática, os atletas digitais agem de uma maneira muito mais convincente.

FIFA 22 aposta em HyperMotion com Machine Learning para deixar o game ainda mais realista — Foto: Reprodução/Electronic Arts
FIFA 22 aposta em HyperMotion com Machine Learning para deixar o game ainda mais realista — Foto: Reprodução/Electronic Arts

FIFA 22 vai ter quais times brasileiros? Comente no Fórum do TechTudo.

O controle da bola foi retrabalhado para que jogadores possam manter a posse de bola com mais confiança. A proteção com o corpo exige uma força de 85 nos status do jogador, ou de 75 se o oponente que tentar tirar a bola tiver uma força de apenas 70. Melhorias no sistema Active Touch permitirá que jogadores prendam e controlem a bola com mais facilidade. Na nova geração, jogadores habilidosos podem usar animações de dois toques para manter um maior controle da bola no ar e no chão.

Há mais animações sem bola, como jogadores que falam, apontam e direcionam companheiros de time. As disputas no ar contam com mais peso físico como empurrões, puxões e brigas, além de um maior controle da bola com craques que demonstram mais técnica, agilidade e força. O uso de IA deixa todo o time mais inteligente, como ao realizar uma remodelagem defensiva sem a bola ou correr para receber um passe no ataque. As tomadas de decisões estão até seis vezes mais rápidas na nova geração.

Toques de bola tiveram melhorias na escolha de quem irá receber o passe, além de mais personalidade com base nos status do jogador. Um jogador com boa visão pode fazer um passe mais longo, por exemplo. Os atletas que são considerados para receber a jogada agora têm uma noção maior disso e podem se posicionar melhor para receber o passe. Na nova geração, mais atletas são capazes de perceber que estão nesse processo de consideração para o passe.

No PS4, Xbox One e PC serão adicionadas novas animações para os goleiros, que visam trazer mais personalidade de acordo com o estilo deles. A física da bola também utiliza dados do mundo real para tentar reproduzir perfeitamente como ela se move. As corridas explosivas são uma novidade que recompensa jogadores ao usarem o botão de corrida (R2/RT) na hora certa com uma explosão de velocidade que pode deixar zagueiros para trás. A habilidade dura apenas por um curto tempo e depois precisa de um período para recarregar.

A atmosfera do estádio também ganhou destaque no trailer, com iluminação dinâmica, fãs e banners nas arquibancadas. Haverá novas cenas de entrada dos times no campo e os mascotes até entrarão junto com os jogadores para adicionar mais realismo.

Com informações de Electronic Arts

Simulamos a final da Eurocopa 2021 entre Itália e Inglaterra, no FIFA 21

Simulamos a final da Eurocopa 2021 entre Itália e Inglaterra, no FIFA 21

Mais recente Próxima Olimpíadas 2021: confira jogos inspirados em modalidades esportivas
Mais do TechTudo