Backup

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Google Drive anunciou, nesta segunda-feira (12), um novo aplicativo para Windows e macOS que vai substituir os recursos "Backup and Sync" e "File Stream", usados em computadores nas modalidades gratuitas e pagas do Google Drive. Além de agregar funcionalidades pertencentes às ferramentas substituídas, o novo Drive para PC terá novidades que, como o próprio Google esclarece, eram bastante solicitadas por usuários, como habilitação de sincronização de fotos e vídeos com o Google Fotos.

Além disso, a sincronização de HDs externos e pen drives de forma automática, e a disponibilidade local de arquivos para acesso mais rápido também serão oferecidas na atualização desenvolvida pela plataforma.

Novo app do Google Drive para computadores unifica experiência de uso — Foto: Divulgação/Google

Como recuperar imagens do Google Fotos? Veja respostas no Fórum do TechTudo

O novo aplicativo para o serviço de armazenamento na nuvem do Google terá integração com o Microsoft Outlook e com o Google Meet para agendamento de compromissos, além de permitir que os usuários visualizem, em tempo real, quem está editando documentos do Office armazenados na sua nuvem.

Embora também substitua o "File Stream", o novo Google Drive tem bastante em comum com esta, que é a versão corporativa da plataforma. Como o Google Workspace se tornou acessível gratuitamente para todos os usuários, a unificação das experiências de uso e o conjunto de recursos para o Drive fazem parte da estratégia do Google em unificar o nível de funcionalidades disponíveis aos seus usuários.

Quem utiliza a ferramenta "Backup e Sync" para PCs precisa ficar atento: a aplicação começará exibir alertas e notificações sobre a necessidade de atualização para o novo app Google Drive em 18 de agosto. A partir de 1º de outubro, o aplicativo perderá completamente o acesso ao Google Drive e quem desejar sincronizar e acessar arquivos do serviço pelo computador terá de instalar o novo Google Drive.

Com informações de Google, Engadget e 9to5Google

Veja também: Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Mais do TechTudo