Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Instagram anunciou, nesta terça-feira (13), o recurso "Verificação de Segurança", para auxiliar usuários a manterem suas contas seguras contra possíveis invasões. A novidade traz orientações sobre como verificar a atividade de login, analisar as informações do perfil, confirmar as contas com as quais compartilha informações de acesso e atualizar dados para a recuperação da conta. O recurso está disponível, inicialmente, apenas para quem já sofreu alguma tentativa de ataque.

O recurso revisa os dados do usuário, como senha, e-mail, celular de recuperação, dados de login e informações do perfil, e avisa caso haja algo muito desatualizado ou que indique a possibilidade de invasão da conta. Na sequência, o usuário tem a opção de editar os dados e atualizá-los para reduzir chances de ataque.

Instagram lança 'Verificação de Segurança' para proteção de contas — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

'Não consigo mais entrar no Instagram': o que fazer? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Aproveitando o lançamento da Verificação de Segurança, o Instagram fez uma publicação em seu blog com orientações sobre medidas suplementares que podem ser adotadas pelos usuários como a autenticação de dois fatores e manter atualizados e-mail e telefone vinculados à conta, para facilitar a recuperação em caso de invasões.

Instagram lança verificação de segurança para perfis da rede social — Foto: Divulgação/Instagram

Além disso, o Instagram ressaltou a necessidade de cuidados para evitar cair em golpes de falsas mensagens enviadas pelo aplicativo no Direct, lembrando que as comunicações oficiais feitas pelo Instagram com seus usuários pela aba "Segurança", na opção "E-mails do Instagram".

De acordo com a rede social, uma outra forma de proteger a conta de ataque é denunciando conteúdos e contas que pareçam suspeitos e, a partir de agora, os usuários poderão com mais transparência para acompanhar o status das denúncias feitas na plataforma ou, ainda, para situar o usuário sobre violações cometidas em suas publicações excluídas por denúncia.

Veja também: quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

Mais do TechTudo