Redes sociais

Por Guilherme Ramos, para o TechTudo


O chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou nesta quarta-feira (30) mudanças na plataforma, por meio da sua conta pessoal do Twitter. Em um vídeo, Mosseri afirmou que o Instagram "não é mais [apenas] um aplicativo de compartilhamento de fotos", e que pretende se dedicar mais a ideias voltadas ao entretenimento e conteúdos de vídeo.

Em posicionamento enviado ao TechTudo após a publicação desta matéria, o Instagram reforçou que não deixará de ser um aplicativo de fotos. De acordo com Melissa Magrani, head de comunicação do Instagram para a América Latina, o que as pessoas fazem com todas as funções do app "vai muito além do compartilhamento de fotos" — veja o posicionamento completo ao final do texto.

Instagram não é mais apenas um app de fotos, diz chefe da rede social — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

'Não consigo mais entrar no Instagram': o que fazer? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

De acordo com o vídeo publicado por Mosseri, a mudança de foco se deu principalmente pelo sucesso estrondoso de concorrentes como TikTok e YouTube. Em seu anúncio, ele também comentou sobre alguns testes e novas funcionalidades, como recomendações de tópicos e mais imersão na experiência de vídeos em tela cheia.

Segundo Mosseri, os usuários poderão começar a experimentar as novidades do Instagram "ao longo dos próximos meses". Além disso, o executivo prometeu que a plataforma será mais aberta em relação às mudanças que serão implementadas daqui para frente, mostrando as possíveis novidades que serão usadas para competir com as demais redes sociais.

A direção que o Instagram segue não é totalmente nova para a plataforma, dados os esforços recentes com funções como Reels e IGTV. Dessa forma, o avanço da popularidade de redes como o TikTok fez com que o interesse do Instagram em conteúdos por vídeo crescesse. Pensando no futuro, a empresa tende a focar suas produções em funcionalidades que promovam conteúdo de entretenimento.

Posicionamento do Instagram

"Em seu vídeo, Adam Mosseri fala sobre as experiências que queremos criar no Instagram com base no que ouvimos e vemos dentro da nossa própria plataforma. Em nenhum momento Mosseri diz que o Instagram deixará de ter fotos, mas sim que o Instagram já não é mais apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos quadradas — em referência a quando foi lançado, em 2010 —, pois já é muito mais do que isso. O que as pessoas fazem hoje no Instagram, com os diferentes formatos e superfícies disponíveis, como Stories, IGTV e Reels, vai muito além do compartilhamento de fotos" — Melissa Magrani, head de comunicação do Instagram para a América Latina.

Com informações de The Verge e MacRumors

Veja também: como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Mais do TechTudo