Fones de ouvido

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


JBL Tour One e Tour Pro+ são os dois novos fones Bluetooth da JBL à venda no Brasil. Os modelos prometem som profissional e foram apresentados pela primeira vez na CES 2021. Enquanto o primeiro é um headphone over-ear, o segundo é um intra-auricular totalmente sem fio. Os dois prometem muitas horas de bateria: o Tour One chega às 50 horas, enquanto o Tour Pro+ vai a 32 horas no total, incluindo a carga disponível no estojo carregador.

Outro destaque é o cancelamento de ruído adaptativo, que promete ajudar no foco – junto a recursos como o SilentNow, que deve criar um ambiente ideal para concentrar no trabalho ou nos estudos. Os acessórios começam a ser vendidos por aqui a preços de R$ 1.699, no caso do headphone, e R$ 1.299, na opção TWS. Ambos já estão disponíveis para comprar na loja oficial da JBL.

JBL lança novos Tour One e Tour Pro+ com ANC e bateria para até 50 horas de música — Foto: Divulgação/JBL

O JBL Tour Pro+TWS promete autonomia de até oito horas nos fones, além de 24 horas disponíveis no estojo carregador. Esse número cai para seis horas com o ANC ligado, algo que também acontece no Tour Pro: das 50 horas prometidas, sua autonomia cai pela metade com o cancelamento de ruído, chegando a 25 horas de uso contínuo.

O TWS traz certificação IPX5 para resistência a respingos d'água sendo interessante tanto para usar em dias chuvosos quanto para praticar exercícios – o encaixe intra-auricular pode ajudar bastante. Na reprodução, o dispositivo tem sensibilidade de 96 dB e resposta de frequência que vai de 20 Hz a 20 kHz. O driver, por sua vez, é de 6,8 mm, tamanho razoável para acessórios do tipo.

O Tour One, por sua vez, vem com bateria de íon-lítio de 920 mAh que sua boa autonomia, e traz design robusto, com acolchoados que envolvem a orelha do usuário e devem reforçar o cancelamento ativo de ruído. Na concha, o dispositivo traz botões para controlar volume, pareamento Bluetooth e o próprio ANC, além de entrada P2 para ouvir músicas com fio.

JBL Tour One é um headphone premium com cancelamento de ruído adaptável — Foto: Divulgação/JBL

A reprodução do modelo se dá por meio de um driver de 40 mm, com sensibilidade de 95 dB e o mesmo intervalo de 20 Hz a 20 kHz. No Tour One, são quatro microfones disponíveis para captar a voz do usuário e os ruídos externos para processar o ANC. Há ainda cancelamento de eco, sendo um acessório interessante também para realizar chamadas.

Ambos os modelos possuem ainda integração com Alexa e Google Assistente, mas a marca não cita compatibilidade com a Siri, da Apple. Os fones permitem realizar configurações por meio do aplicativo My JBL Headphones, além de ativar recursos como o SilentNow, que promete criar um ambiente silencioso para ajudar no foco.

JBL Tour Pro+TWS rivaliza com o Galaxy Buds Pro no mercado — Foto: Divulgação/JBL

Os acessórios trazem funcionalidades que facilitam a conversação em um dia de trabalho, por exemplo, caso do Ambient Aware e Talk Thru, assim como ajustar os fones para pausar quando não estiverem em uso. Os recursos lembram exemplos equivalentes encontrados em rivais de peso no mercado, como o WH-1000XM4, da Sony, no caso do over-ear, e o Galaxy Buds Pro, da Samsung, que rivaliza com o novo TWS da JBL.

Sony WH-1000XM4 é bom? Veja ficha técnica e preço do fone Bluetooth

Sony WH-1000XM4 é bom? Veja ficha técnica e preço do fone Bluetooth

Mais do TechTudo