Produtividade

Por Marcela Franco, para o TechTudo


A Microsoft revelou a nova coleção de emojis para programas do Windows e produtos do Office nesta quinta-feira (15). A novidade traz cerca de 1,8 mil ícones em 3D com diversas formas, texturas, expressões e cores vibrantes. Alguns dos novos modelos receberam até animação. A empresa aproveitou a oportunidade para trazer de volta o personagem "Clippy", famoso assistente da Microsoft. O modelo animado substituirá o emoji de clipe de papel dos softwares do Windows.

Segundo o comunicado da empresa, o lançamento completo está previsto para as próximas semanas. A ideia de revelar uma prévia dos novos modelos para os usuários nesse momento se deu pela proximidade do Dia Mundial do Emoji, celebrado neste sábado (17).

Novos emojis da Microsoft trazem aspecto 3D, cores saturadas e expressões mais fortes — Foto: Divulgação/Microsoft

Animoji: Apple revelou a evolução dos emojis? Participe no Fórum do TechTudo

A principal alteração dos novos emojis da Microsoft está na mudança do modelo 2D para o 3D, que traz modernidade às carinhas. Além disso, a atualização deixou os ícones com cores brilhantes e saturadas. Embora as formas geométricas continuem em um formato simples, elas contam com traços que tornam as figuras mais expressivas. As novas texturas dos emojis ainda dão a impressão de que eles são palpáveis.

"Prestamos muita atenção à expressão nos olhos em nosso emoji e inclinamos as sobrancelhas para expressões pronunciadas. Foi fundamental para nós preservar a intenção da emoção ao colocar nosso design nelas", escreveu a diretora de arte e "emojiologista" da Microsoft, Claire Anderson, no anúncio dos novos modelos de emoji.

Emoji de clipe de papel será substituído pelo famoso "Clippy" — Foto: Divulgação/Microsoft

Outra característica que compõe a novidade é a presença de cerca de 900 ícones animados que serão integrados em outros serviços da Microsoft, como o Microsoft Teams. Entre os emojis animados está o "Clippy", que já tinha feito uma aparição em uma campanha no Twitter da Microsoft um dia antes da divulgação dos novos modelos. O famoso e antigo mascote do pacote Office volta às telas como emoji animado.

Segundo o pesquisador de design e colaborador da criação de novas peças, Meghan Stockdale, a inspiração para redesenhar os emojis foi pautada com o objetivo de levar diversão ao profissionalismo. "Brincar é vital para coisas como brainstorming criativo, desenvolvimento e domínio de novas habilidades e formação de equipe", conta Meghan.

Microsoft redesenhou mais de 1,8 mil emojis seguindo o estilo Fluent Design da empresa — Foto: Divulgação/Microsoft

Com informações de The Verge e Microsoft Design

Veja também: Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Mais do TechTudo