Celular
Publicidade

Por Thássius Veloso

Divulgação/Motorola

A Motorola faz hoje o lançamento global da linha Edge 20, composta por três celulares com ficha técnica avançada: Motorola Edge 20, Motorola Edge 20 Pro e Motorola Edge 20 Lite. Os smartphones trazem muitos dos recursos encontrados em rivais oferecidos por Apple, Samsung e Xiaomi. Também apostam na plataforma de produtividade Ready For que transforma o telefone em computador.

“São três versões para que um número maior de pessoas possa liberar a criatividade e ampliar seus limites”, diz a empresa em nota. De fato, a linha surgiu em abril de 2020 após perceberem um desfalque de produtos Motorola na categoria premium. Na ocasião foram anunciados o Motorola Edge original e o Motorola Edge Plus, variante que deu lugar ao Pro.

Linha Motorola Edge 20 — Foto: Divulgação/Motorola

Todos os lançamentos de hoje rodam Android 11, trazem tela ampla, de 6,7 polegadas, e oferecem compatibilidade com internet 5G. Eles estão preparados para o futuro das telecomunicações, já que atualmente não existe conexão 5G no país. Não foram divulgados para o Brasil. A fabricante confirma que eles chegam “em breve”.

Motorola Edge 20

O Motorola Edge 20 é a versão padrão da linha atualizada nesta quinta-feira. Conta com tela pOLED de 6,7 polegadas, com resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 144 Hz, um recurso muito bem visto pelos jogadores, que encontram maior fluidez durante as sessões de games.

Ele repete o design sóbrio e elegante do Motorola Edge original. A fabricante destaca que é um dos smartphones mais finos do mercado, com 6,99 mm de espessura e formato 20:9, uma marca registrada da empresa.

Motorola Edge 20 — Foto: Divulgação/Motorola

A tecnologia fotográfica se dá por meio da câmera principal de 108 MP (f/1.9), da câmera híbrida (ultra wide + macro) de 16 MP (f/2.2) e da teleobjetiva de 8 MP (f/2.4) De acordo com a Motorola, o aparelho alcança zoom ótico de 3x. Ele ainda tira selfies de 32 MP (f/2.2).

Sua ficha técnica inclui armazenamento de 128 GB, processador Snapdragon 778G (até 3,2 GHz) e memória RAM de 6 GB ou 8 GB. A computação aplicada a gráficos está 55% mais rápida do que na geração passada.

O Motorola Edge 20 tem bateria de 4.000 mAh, número abaixo do que temos visto atualmente no mercado. Ainda assim, a empresa promete dois dias de autonomia em condições normais de uso. Este celular traz recarga de 30 Watts, com promessa de oito horas de carga após 10 minutos na tomada.

Motorola Edge 20 Pro

Versão mais parruda desta linha, o Motorola Edge 20 Pro avança principalmente em termos de fotografia. Ele repete os sensores do Edge 20, mas ganha uma câmera periscópica que possibilita zoom ótico de 5x. A empresa explica que o componente “dobra” a luz em 90 graus, resultando numa imagem mais clara e bem definida. Smartphones da Huawei adotam esta tecnologia há anos.

Lente periscópica do Motorola Edge 20 Pro — Foto: Divulgação/Motorola

O Edge 20 Pro tem tela pOLED de 6,7 polegadas e Full HD+ (2400 x 1080 pixels) compatível com o padrão HDR10+, que é adotado por várias plataformas de conteúdo online e que proporciona uma experiência visualmente mais rica, repleta de detalhes da cena. Também está presente o padrão DCI-P3, que diz respeito à gama de cores que pode ser exibida pelo smartphone – mais de 1 bilhão.

A ficha técnica do Motorola Edge 20 Pro traz armazenamento de 256 GB, processador Snapdragon 870 5G (até 3,2 GHz) e memória RAM de 12 GB. A bateria de 4.500 mAh promete “mais de 30 horas de autonomia”. Este modelo é compatível com recarga de 30 Watts.

Motorola Edge 20 Pro — Foto: Divulgação/Motorola

Motorola Edge 20 Lite

A Motorola optou por economizar na ficha técnica do Edge 20 Lite, o deve se traduzir num patamar de preço mais baixo que os demais lançamentos de hoje. O celular premium tem tela gOLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz.

Ele repete as câmeras do Motorola Edge 20: principal de 108 MP (f/1.9) e híbrida (ultra wide + macro) de 8 MP (f/2.2), além de contar com um sensor de profundidade de 2 MP (f/2.4) para gerar o desejado fundo desfocado em retratos. A frontal tira selfies de 32 MP (f/2.2).

Motorola Edge 20 Lite tem tela gOLED — Foto: Divulgação/Motorola

As especificações incluem processador MediaTek Dimensity 800U (até 2,4 GHz) e memória RAM de 6 GB. A bateria salta para 5.000 mAh e a recarga é compatível com carregador de 30 Watts.

Recursos extras

  • Captura dupla: permite tirar fotos ou gravar vídeos com duas câmeras ao mesmo tempo. Presente no Motorola Edge e no Motorola Edge Pro.
  • Super câmera lenta: grava 960 quadros por segundo, quatro vezes mais do que gerações passadas de celulares da Motorola. Presente no Edge 20 e no Edge 20 Pro
  • Ready For: plataforma de software para ligar o smartphone a monitor ou TV. Ele passa a exibir interface de computador e pode ser controlado com mouse e teclado. O recurso com fio está presente no Edge 20 Lite. Já a versão wireless marca presença no Edge 20 e no Edge Pro.

Veja quatro coisas que você nunca deve fazer no Android

Veja quatro coisas que você nunca deve fazer no Android

Mais do TechTudo