Celulares

Por Thássius Veloso

Divulgação/Nokia

A Nokia volta a apostar nos celulares econômicos com a chegada do Nokia 1.4 pelo preço sugerido de R$ 1.099 em território nacional. Pode até ser que alguns consumidores torçam o nariz para o adjetivo “econômico” neste contexto, mas ficou difícil achar lançamentos do setor por menos de R$ 1.500.

Este modelo utiliza sistema Android 11 na variante Go, considerada mais leve, sem recursos focados no ambiente corporativo. É um dos motivos para que a ficha técnica modesta prometa bom desempenho.

Nokia 1.4 tira selfies de 5 MP — Foto: Divulgação/Nokia

O Nokia 1.4 tem tela ampla de 6,51 polegadas, feita em painel IPS LCD e capaz de exibir imagens na resolução HD (1600 x 720 pixels).

A tecnologia fotográfica fica por conta da câmera ultra wide de 8 MP e da câmera macro de 2 MP. Estão longe de serem números exorbitantes para os padrões atuais. Além disso, o Nokia 1.4 capta selfies de 5 MP.

A ficha técnica menciona processador Snapdragon 215, um chip de quatro núcleos que opera à velocidade máxima de 1,3 GHz. Ele opera em conjunto com memória RAM de 2 GB. No exterior são comercializados modelos com 1 GB ou 3 GB de RAM, mas estas opções não foram anunciadas no mercado brasileiro.

Traseira do Nokia 1.4 — Foto: Divulgação/Nokia

Para completar, o Nokia 1.4 tem armazenamento de 32 GB. Os compradores podem recorrer a cartão microSD para ampliar o espaço destinado aos arquivos e documentos.

A conectividade depende de Wi-Fi 802.11 b/g/n, e Bluetooth 4.2. O modelo não funciona em 5G nem traz a comunicação sem fio por NFC, muito desejada por quem faz pagamentos por aproximação. Ao menos a rádio FM está garantida.

Nokia 1.4 tem tela de 6,51 polegadas — Foto: Divulgação/Nokia

Anunciado nesta terça (27), o Nokia 1.4 pode ser encontrado nas cores azul e cinza. Todos os equipamentos da marca são fabricados em Extrema (MG) por meio de uma aliança com a brasileira Multilaser, que recentemente estreou na bolsa.

Mais do TechTudo