Lançadores e buscadores

Por Willian Rodrigues, para o TechTudo


A Olimpíada de Tóquio 2020 começa oficialmente nesta sexta-feira (23), e o Google já anunciou novidades olímpicas para seus produtos. O buscador ganha informações como a programação dos jogos e o quadro de medalhas, com o objetivo de aproximar os fãs das competições. Seguindo a tradição, a empresa também preparou um Doodle, que dessa vez contará com um game interativo.

Entre as novidades estão ainda uma seção da Google Play Store com aplicativos relacionados à Olimpíada para celulares Android, incluindo o app oficial dos jogos, além de diversas perguntas que podem ser feitas ao Google Assistente para obter informações sobre as competições.

Pesquisa sobre a Olimpíada de Tóquio 2020 no Google — Foto: Willian Rodrigues/TechTudo

Qual é o melhor serviço de streaming? Opine no Fórum do TechTudo

Programação e quadro de medalhas

O busca do Google pode ser uma ferramenta útil para quem quer acompanhar a Olimpíada de Tóquio 2020. O usuários pode se atualizar com resultados e quadro de medalhas em tempo real por meio de uma simples pesquisa pelos jogos. Também é possível utilizar o Google Assistente para fazer pesquisas por voz em celulares, TVs ou qualquer dispositivo habilitado. Basta falar algo como "OK, Google, me fale uma curiosidade sobre a Olimpíada?".

Também é possível fazer perguntas específicas sobre as modalidades, incluindo "quem ganhou o basquete feminino na Olimpíada?" ou "quantas medalhas o Brasil tem na Olimpíada?". Basta questionar utilizando o comando "OK, Google".

O aplicativo oficial da Olimpíada também está disponível para download na Google Play Store. A empresa criou ainda uma coleção de apps que ajudarão quem desejar maior imersão na Olimpíada. A lista inclui opções como Globoplay, para acompanhar as transmissões ao vivo da TV Globo, e o GE, para ficar por dentro das notícias e resultados.

Doodle interativo da Olimpíada

Olimpíada Tóquio 2020: Champion Island promete ser o maior Doodle interativo já feito pelo Google — Foto: Divulgação/Google

O Google preparou ainda um Doodle interativo para celebrar a Olimpíada de Tóquio 2020. A promessa é de que seja o maior de todos os tempos, fruto de uma colaboração entre a empresa e o estúdio de animação japonesa Studio 4°C.

Quando o game estiver disponível, a partir da meia-noite desta quinta (22) para sexta (23), bastará clicar no Doodle, na página inicial do Google, para "competir" em diversas modalidades, como escalada e rúgbi. O visual é inspirado em jogos retrô de 16 bits e pode reservar surpresas para quem jogar a "Ilha dos Campeões".

Mais novidades

Entre os outros produtos do Google que podem ajudar a entrar no clima da Olimpíada de Tóquio 2020, é possível citar o YouTube, que conta com séries originais e documentários com a temática dos jogos. Além disso, o Street View proporciona um tour virtual e permite conhecer o país-sede, o Japão, e todos os pontos turísticos. Nesse cenário, o Google Tradutor pode se tornar um complemento para traduzir e compreender tudo que envolve o passeio virtual.

Veja também: a história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Mais do TechTudo