Telefonia

Por TechTudo

Reprodução/Guilherme Olejenik

Assinantes da banda larga Vivo encontram dificuldades na manhã desta quinta-feira (08) para acessar diversos sites. Os clientes relatam em redes sociais que o Google está fora do ar. A pane parece afetar algumas pesquisas específicas dentro do buscador. Outra página bastante popular é a Wikipedia, que também não abre para parcela das pessoas. Há ainda queixas sobre a plataforma BitBucket, sites jurídicos e de notícias de tecnologia.

As reclamações postadas no Twitter são feitas por usuários que dizem estar em São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Joinville e São Luís. Em resposta ao TechTudo, a Vivo reconheceu o problema e disse que ele foi solucionado, em mensagem enviada às 12h19. “A equipe técnica está avaliando a causa exata da falha”, informou a empresa.

Na própria rede social, alguns clientes da Vivo dizem que o problema pode ter relação com o DNS. Trata-se da tecnologia que converte o endereço digitado no navegador (por exemplo: techtudo.com.br) no código numérico daquele site na internet. Não é incomum que serviços de DNS apresentem problemas, mas este tipo de pane costuma ser particularmente problemático quando se trata de grandes provedores de acesso.

A Vivo concentra 6,4 milhões de clientes de banda larga fixa no Brasil, dentre os quais, 4 milhões estão na tecnologia de fibra ótica (os demais usam cabo metálico, forma mais antiga de transmissão de dados).

Por ora não há indícios de que o problema afete o serviço de internet móvel da companhia.

Confira as reações na internet

Mais do TechTudo