Computadores

Por Dell TI


Se você procura implementar a transformação digital em sua pequena ou média empresa, saiba que fazer a aquisição de um servidor de qualidade é fundamental nos dias atuais. Estamos vivendo a era dos dados, o que demanda das empresas cada vez mais a habilidade para processar e armazenar informações de forma ágil, com eficiência e segurança.

Por conta disso, à medida que seu negócio se expande, é importante considerar boas opções de servidores para conectar, compartilhar e acessar informações. Por isso, com o intuito de ajudar você a iniciar essa busca, confira algumas dicas do que considerar quando começar a procurar por novos servidores.

Servidores Dell EMC PowerEdge são ideais para pequenas e médias empresas — Foto: Divulgação/Dell

1. Qual servidor é o mais adequado?

O servidor é a solução ideal para empresas que utilizam computadores, desktops, notebooks e impressoras, armazena muitos dados, aplicativos ou tem funcionários que trabalham remotamente. São projetados para crescer com sua organização, em seu ritmo. Possuem tecnologia desenvolvida para o cliente e projetada para o futuro, oferecendo desempenho excepcional para pequenas, médias e grandes empresas

Para responder a essa pergunta, deve se fazer alguns questionamentos, durante sua seleção de servidor: “quais metas do negócio quero que meu servidor conquiste? Quanto espaço tenho disponível no escritório?” Os servidores vêm em diferentes formatos e tamanhos, sendo classificados em racks, torres e modulares. Sempre tenha em mente que um só tamanho NÃO serve para todos.

Os servidores estão disponíveis em categorias (Rack, Torre e outros), diferentes níveis de preço e configurações para atender a especificidade de sua carga de trabalho. Você deve determinar qual carga de trabalho executar.

Por exemplo:

Os servidores em rack foram projetados para instalação dentro de um chassi de rack que abriga vários servidores. Com versões de um, dois ou quatro soquetes para entregar alta densidade de núcleo para seus aplicativos tradicionais, virtualização e cargas de trabalho nativas da nuvem.

Foram projetados com segurança intrínseca do conceito à desativação e otimizados para permitir que seus sistemas trabalhem juntos e com independência, visando atender às cargas de trabalho mais desafiadoras, trabalhando com autonomia e em colaboração em todos os ambientes de TI.

Já os servidores em torre são destinados a operações independentes e ocupam menos espaço na área. Eles são ótimos primeiros servidores, porque oferecem muita potência e se assemelham a um desktop. Porém, quando se trata de expandir e adicionar mais dispositivos, eles podem ocupar mais espaço.

Combinados às soluções Dell EMC OpenManage, proporcionam a produtividade e o desempenho necessários para impulsionar sua inovação. Por meio do Dell EMC OpenManage Enterprise, os servidores Dell EMC possuem suporte às tecnologias mais recentes da AMD e Intel®, e oferecem potência de computação para diferentes cargas de trabalho e para os momentos mais críticos que você possa enfrentar na sua empresa.

Servidores em rack ocupam menos espaço — Foto: Divulgação/Dell

2. Como você vai utilizar o servidor?

Antes de comprar um servidor para sua empresa, é importante saber como você vai utilizar aquele equipamento. Dessa forma, você consegue fazer um investimento adequado para extrair o máximo de desempenho possível.

Você vai precisar entender quais aplicações, programas, acesso e frequência são necessários para o seu negócio. Além do volume de dados, gerenciamento, segurança e capacidade de processamento exigidos pelos sistemas, é importante avaliar quantos usuários irão acessar os dados e de que forma será feito o compartilhamento das informações.

Exemplo: Acesso local ou remoto. Também, pode ajudá-lo a obter dados organizados e proteger sua empresa contra arquivos perdidos e corrompidos. Você pode fazer backup das informações do seu servidor em um sistema dedicado de backup, recuperação e conectar em modelos de cloud. Avaliar estas questões auxiliarão na escolha

3. Há projeção de crescimento futuro?

Outro ponto importante a ser analisado é em relação à escalabilidade. Pense em quantas pessoas acessam à rede e quanto espaço e aplicações utilizadas atualmente. Depois, analise a projeção e estratégia da sua empresa no média e longo prazo em quanto isso pode mudar nos próximos meses ou anos e busque entender se você deseja que seu servidor e soluções de infraestrutura seja capaz de crescer com você e adaptar-se às demandas da sua empresa!

Com bom desempenho, servidores Dell EMC PowerEdge são ótimas opções em relação à escalabilidade — Foto: Divulgação/Dell

4. Como você vai proteger seus dados?

Um dos fatores mais importantes na hora de escolher um servidor é a sua segurança, já que você não pode arriscar deixar seus dados vulneráveis às ameaças cibernéticas e outros ataques virtuais maliciosos. Por isso, todos os servidores da Dell EMC foram projetados para ter resiliência cibernética e vêm com programas de segurança integrados de modo que seja possível automatizá-los facilmente e soluções de backup via hardware e software.

Se você procura por servidores confiáveis, econômicos e escaláveis, considere os servidores em rack ou de torre de um ou dois soquetes Dell EMC PowerEdge.

5. Qual seu orçamento?

Existem uma grande quantidade de servidores disponíveis para compra em diferentes faixas de preço. Dessa forma, é importante você determinar qual carga de trabalho executar em seu servidor para escolher o modelo ideal.

Considere um servidor que conseguirá se adaptar às suas demandas crescentes e a mudanças futuras na tecnologia. Por exemplo, servidores de soquete único são ótimos para um negócio menor ou em crescimento.

Aliás, para apoiar você nessa primeira compra, a Dell Technologies oferece um desconto exclusivo de R$ 500,00. Basta usar o cupom “PRIMEIROSERVIDOR500” no ato de compra. Vale lembrar que esse desconto só é válido no período de 1º de maio até 31 de julho de 2021 para produtos selecionados.

Caso ainda tenha outras dúvidas sobre os dispositivos, os Consultores Dell Technologies estão prontos para ajudar com soluções de produtos sob medida, projetados para manter a produtividade da sua empresa. É só entrar em contato pelo número 0800 722 3400, pelo WhatsApp (11) 98923-8421 ou também através do chat, posicionado no site.

Dell Techologies e Intel®, a parceria que garante a tecnologia ideal para a sua empresa

Dell TI
Mais do TechTudo