Notebook gamer

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O Predator Helios 300 é um notebook gamer top de linha da Acer que tem diversas versões na geração mais recente, mas não tão fáceis de encontrar no Brasil. Atualmente, a alternativa PH315-53-75N8 está à venda por aqui por a partir de R$ 8.799 na Amazon, trazendo processador Core i7 de 10 geração da Intel e placa de vídeo RTX 2060 da Nvidia, além de 16 GB de RAM e armazenamento em SSD.

Vale ressaltar que a Acer já anunciou uma nova versão, trazendo novas placas RTX 30 e atualização de até 360 Hz na tela, assim como até 32 GB de RAM. Por enquanto, ainda não há previsão de quando a nova geração chega por aqui, e o modelo de 2020 é o mais atual disponível no mercado brasileiro. Confira a seguir mais detalhes do Helios 300 e saiba se ele vale a pena para você.

Conheça a ficha técnica do Predator Helios 300 e veja se ele vale a pena — Foto: Divulgação/Acer

Ficha técnica do Predator Helios 300 (PH315-53-75N8)

  • Sistema operacional: Windows 10 Home
  • Processador: Intel Core i7 10750H
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce RTX 2060
  • Memória RAM: 16 GB
  • Armazenamento: 512 GB em SSD
  • Tela: 15,6 polegadas Full HD (1920x1080)
  • Webcam: resolução HD (720p)
  • Conexões: 3x USB 3.2, USB-C 3.2, HDMI, mini DisplayPort, RJ 45 Gigabit Ethernet e saída de fone de ouvido (3,5 mm)
  • Peso: 2,2 kg
  • Dimensões: 36,34 x 25,5 x 2,29 cm
  • Cor: preto

Design

O Predator Helios 300 traz o visual robusto característico de notebooks gamer, embora seja um modelo "sóbrio" para a categoria. A tampa traz a logo da linha Predator e duas faixas laterais, detalhes que têm iluminação na cor azul contrastando com o acabamento na cor preta. A máquina pesa 2,2 kg e tem medidas de 36,34 x 2,29 x 25,5 cm (L x A x P).

No teclado, a iluminação RGB está instalada em quatro zonas independentes, de maneira a permitir efeito multicolorido nas teclas. As teclas WASD e de setas têm formato côncavo, o que tende a melhorar o ajuste dos dedos. Há ainda botões turbo, para impulsionar a velocidade, e PredatorSense, que dá acesso rápido ao aplicativo para monitoramento e personalização.

Predator Helios 300 tem acabamento preto e detalhes na tampa com iluminação azul — Foto: Divulgação/Acer

O touchpad tem o certificado de precisão da Microsoft, permitindo controle por gestos. O usuário pode rolar a tela com dois dedos ou ver todas as janelas abertas tocando com três dedos, por exemplo. Ele também traz resistência à umidade, prometendo reduzir a interferência do suor dos dedos.

Desempenho

O processador embarcado é o Core i7 10750H, da 10ª geração da Intel, que traz seis núcleos e tem velocidade base de 2,6 GHz, podendo chegar a 5 GHz no modo turbo. O chip tem 12 MB de memória cache e é fabricado em arquitetura de 14 nm.

Embora não seja a opção mais avançada da 10ª geração — e considerando ainda que os chips Intel já estão na 11ª geração –, o Core i7 10750H tem especificações bastante robustas, capazes de fazer rodar jogos mais pesados sem problemas. No Predator Helios 300, o trabalho é realizado em conjunto com uma RAM DDR4 de 16 GB de 2933 MHz, havendo ainda slot livre para expansão até 32 GB.

Predator Helios 300 é equipado com chip Intel de 10ª geração e GPU GeForce RTX 2060 — Foto: Divulgação/Acer

A placa de vídeo que vem no produto é a GeForce RTX 2060, modelo de entrada da família RTX. Como todas as GPUs da linha, o modelo conta com Ray Tracing nativo, tecnologia que torna a iluminação do jogo mais realista, além de DLSS 2.0 para uma espécie de upgrade em jogos compatíveis. Vale ressaltar que outras versões do computador, indisponíveis no Brasil, trazem a GTX 1660 Ti, que não oferece esses recursos via hardware.

A RTX 2060 apresenta clock máximo de 1.680 MHz, o que é bem alto para um modelo intermediário. Para efeito comparativo, a GeForce RTX 2080 Ti, top de linha da série RTX 20, vai até 1.545 MHz. Já a memória GDDR6 dedicada de 6 GB deve ser suficiente para jogos em geral, mas títulos mais recentes podem acabar exigindo muito da placa.

Armazenamento

A versão encontrada atualmente no Brasil, PH315-53-75N8, vem com SSD de 512 GB, mas há variantes com um HD extra instalado para reforçar o espaço disponível. De qualquer forma, o computador permite upgrade com slots extras de HD tradicional SATA 3 para até 2 TB e SSD NVMe PCIe 3.0 M.2 2280 com suporte para mais 512 GB. Essa possibilidade de aumentar o armazenamento disponível é interessante para dar maior vida útil à máquina, principalmente para jogar em alto nível por alguns anos.

Tela

O Predator Helios 300 apresenta um tela IPS de 15,6 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). O tamanho e a resolução são típicos de um notebook gamer de entrada, e o destaque fica por conta da taxa de atualização, que vai a 144 Hz e supera diversos modelos na mesma faixa de preço. Isso significa que ele mostra mais quadros por segundo, gerando transições mais fluidas e imagens mais nítidas.

Em contrapartida, o display apresenta tempo de resposta entre 25 e 27 ms, além de trazer espaço de cor de 45% NTSC, que tende a oferecer uma imagem mais "lavada" do que uma tela com percentual maior. Um ponto interessante é o recurso antirreflexo da tela, que vai permitir jogar mesmo em ambientes com muita luz.

Tela do Predator Helios 300 tem resolução Full HD e taxa de atualização de 144 Hz — Foto: Divulgação/Acer

Bateria

Equipado com uma bateria de quatro células de 59 Wh, o laptop promete ficar ligado por até 7 horas, tempo que vai depender do tipo de uso. Vale ressaltar que, mesmo com previsões mais altas, computadores gamer costumam ter autonomia mais baixa por conta da alta exigência de hardware na hora de jogar – sendo mais interessante utilizá-lo na tomada, nesse caso.

Rede e conexões

A máquina vem com o módulo Intel Killer Wi-Fi 6 AX 1650i, que, como o nome indica, torna o aparelho compatível com o Wi-Fi 6. A rede sem fio opera já no padrão 802.11ax, o mais recente, mas é compatível também com as versões anteriores (a/b/g/n/ac).

O Wi-Fi é dual band (2,4 GHz e 5 GHz) e conta com tecnologia MU-MIMO, que permite transmitir diferentes tipos de dados ao mesmo tempo. O recurso é especialmente interessante para um dispositivo voltado para jogos, devendo apresentar ganho significativo no desempenho durante as partidas.

Nas conexões sem fio, o Predator também vem com Bluetooth 5.1. A conexão à Internet via cabo é feita por uma porta Gigabit Ethernet, que atinge velocidades de até 1 Gb/s. O notebook traz ainda três portas USB 3.2, uma USB-C 3.2, HDMI, mini DisplayPort e uma saída de fone de ouvido.

Predator Helios 300 traz módulo Killer Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1 — Foto: Divulgação/Acer

Recursos

Um dos recursos de destaque é a webcam com resolução HD (gravação de vídeo em 720p). O Helios 300 também conta com microfone duplo e dois alto-falantes estéreo TrueHarmony, tecnologia da Acer que promete som mais realista e imersivo. O sistema de processamento de áudio é o DTS X: Ultra Audio, que concorre com tecnologias da Dolby.

Predator Helios 300 2021

No início do ano, o Predator Helios 300 foi atualizado com a placa RTX 3080, uma das mais recentes da Nvidia, além de ganhar melhorias como atualização de até 360 Hz em Full HD, portas Thunderbolt 4 e versões com processadores Intel de 11ª geração ou Ryzen, da AMD.

Esse modelo ainda não chegou no Brasil, mas deve desembarcar por aqui ainda este ano. É quase certo que ele tenha preço mais elevado que a versão atualmente disponível, mas é possível que o custo-benefício compense mais. Assim, uma possibilidade a considerar é esperar o aparelho estar à venda no mercado nacional para decidir qual comprar.

Predator Helios 300 2021 virá com GPU RTX 3080, tela de 240 Hz, Wi-Fi 6 nativo e outras melhorias — Foto: Divulgação/Acer

Preço

O Predator Helios 300 PH315-53-75N8, com as especificações acima, está saindo mais na Amazon, com valor mínimo de R$ 8.799. Vale ressaltar que o preço é de responsabilidade das lojas online, ou seja, pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Mais do TechTudo