Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

Divulgação/Samsung

Para tristeza dos fãs, a Samsung pode ter desistido do primeiro celular dobrável com perfil mais econômico. A escassez mundial de microchips teria resultado no cancelamento do suposto Galaxy Z Flip 3 Lite, esperado para agosto. A informação começou a circular na imprensa da Coreia do Sul, país de origem da gigante tecnológica.

A medida, caso realmente tenha ocorrido, viria na esteira dos cancelamentos do Galaxy Note 21 e do Galaxy S21 FE com Snapdragon a bordo, também motivados pelos problemas na cadeia de fornecimento de semicondutores, que tem afetado de placas de vídeo a videogames e carros.

Galaxy Z Flip em movimento — Foto: Divulgação/Samsung

O cancelamento do dobrável mais acessível teria motivado a Samsung a mexer na política de preços para a nova série de celulares flexíveis. Segundo Ross Young, insider que costuma vazar informações relacionadas a displays, o fim da linha para a geração seguinte ao Galaxy Z Flip na versão Lite teria empurrado o preço do futuro Galaxy Fold 3 para baixo.

Rumores a respeito do sucessor do Galaxy Z Fold 2 andam bem movimentados, com informações que indicam a oferta de processador Snapdragon 888, suporte às redes 5G, tela exterior de 1,9 polegadas e tela de 120 Hz.

Suposto Galaxy Z Fold 3 — Foto: Reprodução/Evan Blass/Twitter

A tela flex seguiria com as 6,7 polegadas da geração atual do dobrável. O preço ficaria em US$ 959, segundo informações preliminares, o que dá cerca de R$ 4.870 em conversão direta. A princípio, o lançamento do Galaxy Z Fold 3 – assim como de um novo Z Flip 3 – deve ocorrer numa edição do evento Unpacked prevista para 11 de agosto. A companhia por ora não oficializou nada.

A indústria de semicondutores tem encontrado dificuldade em atender à grande demanda de microchips. Afetada por paradas provocadas pela pandemia ao longo de 2020, a cadeia produtiva não tem tido capacidade de acompanhar os pedidos em alta.

Essa grande procura vem sendo incentivada pelo trabalho remoto da pandemia, corrida sazonal por hardware para exploração de criptomoedas, além da alta procura por entretenimento na forma de games, pesando no mercado de placas gráficas, componentes de PCs e também consoles.

Galaxy Z Flip: saiba tudo sobre o celular da Samsung

Galaxy Z Flip: saiba tudo sobre o celular da Samsung

Mais do TechTudo