Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

Donos de Galaxy S20 Plus e S20 Ultra estão se queixando da tela do celular de grife, que estaria parando de funcionar após um ano de uso. O defeito no modelo premium da Samsung começaria a dar sinais com listras surgindo na tela, além de imagem instável e piscando. Os relatos aparecem em vídeos do YouTube e também em tópicos nos fóruns oficiais da fabricante, além de comunidades de usuários do Galaxy no Reddit.

Por ora não se sabe a extensão do problema. O TechTudo entrou em contato com a Samsung, mas até o momento não obteve resposta.

Lançamento internacional: conheça o Galaxy S20

Lançamento internacional: conheça o Galaxy S20

De acordo com os relatos, os smartphones têm perto de um ano de uso e começam a dar problema com o surgimento de linhas na tela, além de imagem instável e piscando. Com o tempo, as linhas aumentam e o desfecho é um display que fica completamente branco ou verde, incapaz de mostrar imagens, tornando o celular inutilizável.

Esse tipo de problema – apelidado de “tela verde da morte” – não é inédito em equipamentos da Samsung. Os Galaxy S9 e S9 Plus foram afetados por defeito parecido depois de aproximadamente um ano de uso e que também tornava o display irresponsivo. Naquele caso, o único recurso era trocar a tela.

Relatos indicam que problema afeta mais os modelos Plus e Ultra do Galaxy S20 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Não há informações oficiais sobre o que pode estar causando o problema e eventuais correções. Um dos moderadores do fórum oficial de suporte da Samsung sugere reiniciar o celular em modo de segurança para tentar recuperar a tela, mas, segundo o usuário afetado, a medida não surte nenhum efeito.

Ele informa, no entanto, que pode recuperar o celular apenas com a troca da tela e da bateria, realizada por uma assistência técnica. Entre os motivos possíveis para a pane estariam a pressão excessiva sobre o display, os danos causados por queda, algum bug no software ou o contato com água – apesar de o aparelho ser resistente à agua.

Embora os relatos venham se acumulando em diferentes espaços, o volume ainda parece pequeno: no Reddit, a comunidade de usuários tem 18,8 mil membros, mas postagens relacionadas ao problema somam poucos relatos de consumidores que teriam sido diretamente atingidos. No fórum oficial da Samsung há apenas um tópico de maio com relato de um único consumidor.

Com informações de Phone Arena, SamMobile, Samsung, Reddit e YouTube

Conheça as novidades do Android 12

Conheça as novidades do Android 12

Mais do TechTudo