Celular
Publicidade

Por Willian Rodrigues, para o TechTudo

Divulgação/Xiaomi

Os felizardos que compraram o primeiro celular da Xiaomi há dez anos ganharam um motivo para comemorar. Como forma de agradecimento, a gigante chinesa anunciou o reembolso do valor total do Mi 1. Trata-se do primeiro de uma longa lista de aparelhos que elevaram a Xiaomi ao posto de segunda maior fabricante do planeta, à frente da Apple e atrás apenas da Samsung em número de vendas.

Uma postagem oficial sugere que o valor será devolvido na forma de voucher para utilização na loja da Xiaomi. Ainda que a cifra não seja suficiente para comprar um Mi 11, um do carros-chefes atuais da marca lançado recentemente no Brasil, a empresa conta com diversos apetrechos tecnológicos vendidos por quantias similares.

Celulares de destaque da Xiaomi entre 2011 e 2021 — Foto: Divulgação/Xiaomi

Xiaomi Mi 1

Lançado em agosto de 2011 pelo valor de 1.999 yuans, equivalente a R$ 1.610, o Mi 1 vendeu inicialmente 184.600 unidades. A ficha técnica incluía tela de LCD de 4 polegadas, 1 GB de memória RAM e 4 GB de armazenamento – configurações bem modestas para os dias atuais.

Se por um lado as especificações não chamavam a atenção, por outro já davam um vislumbre do futuro dos aparelhos Xiaomi. A bateria de 1.930 mAh e o sensor fotográfico de 8 MP davam o tom de que a gigante chinesa almejava oferecer um aparelho tão potente quanto qualquer modelo premium da época, sem fazer feio perto de Galaxy S2 ou iPhone 4S, do mesmo ano.

O sistema presente era o Android 2.3 (Gingerbread), lançado um ano antes e que equipava a maioria dos telefones Android.

Um agradecimento aos primeiros clientes

O aviso de reembolso foi postado na conta oficial da Xiaomi na rede social Weibo. Na publicação, a companhia deixa clara a gratidão a estes clientes: “Hoje entregamos um envelope de 1.999 yuans para usuários do primeiro telefone da Xiaomi. Ele representa a gratidão dos 36 mil funcionários. Nós seremos sempre gratos a todos os amigos e parceiros que nos ajudaram."

Xiaomi oferece voucher de 1.999 yuans para primeiros compradores do Mi 1 — Foto: Reprodução/Xiaomiplanets

Caso todos os compradores de Xiaomi Mi 1 optem por receber o reembolso, a companhia deve desembolsar pelo menos 370 milhões de yuans, quase R$ 300 milhões. O anúncio ocorre na mesma semana em que a Xiaomi anunciou o CyberDog – o cão robô da marca – e que uma suposta tela flexível do Xiaomi Mi Mix 4 vazou na internet.

Com informações de Xiaomi (1/2), Android Authority, Xiaomi Planets e 4G News

Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)

Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)

Mais do TechTudo