Celulares

Por Thássius Veloso

Thássius Veloso/TechTudo

A Samsung desistiu de lançar uma nova geração do Galaxy Note em 2021. O TechTudo apurou que o suposto Galaxy Note 21 está cancelado e que foco será nos demais dispositivos, em especial os dobráveis. O próprio chefe da divisão de soluções móveis, TM Roh, publicou em julho um artigo que menciona a linha Z, mas não faz qualquer referência ao Note. As novas versões do Z Flip e do Z Fold devem ser anunciadas amanhã (11).

Em nota ao TechTudo, a gigante de tecnologia confirmou a informação com todas as letras: “Não vamos lançar novos dispositivos Galaxy Note em 2021”. A companhia não chega a explicar o motivo desta decisão.

Imagens de Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 vazaram antes do anúncio oficial — Foto: Reprodução/Evan Blass

No entanto, no mesmo texto, a Samsung diz que “planeja continuar a expandir a experiência Note e trazer muito de sua produtividade e recursos de criatividade, incluindo a caneta S Pen, em nosso ecossistema Galaxy”. Trata-se de um aceno em torno de recursos que antigamente faziam parte da linha Note e que hoje estão em mais aparelhos.

Cabe lembrar que o Galaxy Note sempre foi posicionado no mercado como o smartphone para quem busca produtividade e quer o melhor desempenho no desempenho de suas atividades profissionais. Mais recentemente, a companhia passou a posicioná-lo também como uma opção para pessoas criativas.

A caneta eletrônica S Pen se tornou a marca registrada da linha. Ela permite rabiscar, desenhar, escrever de forma manuscrita e manipular documentos digitais com mais facilidade. Há expectativa de que uma versão do acessório esteja nos lançamentos desta semana.

Caneta S Pen do Galaxy Note 9 tem Bluetooth e pode controlar smartphone — Foto: Thassius Veloso/TechTudo

Os fãs de Note estavam apreensivos desde o começo do ano, quando começaram a circular os rumores de que o projeto seria cancelado. Apesar disso, chama a atenção o posicionamento que frisa “em 2021” . Ou seja, a Samsung pula uma geração, mas continua com as portas abertas caso decida voltar a produzi-lo no futuro.

Fontes da indústria têm comentado com este colunista, em caráter reservado, que a escassez de microchips se tornou um gargalo relevante. Trata-se de uma crise global, em que o principal componente da microinformática não é produzido em quantidade suficiente e passa a desabastecer desde celulares e computadores até carros – o setor automotivo está entre os mais afetados.

Os modelos mais recentes desta linha são o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra, que ganhou o apelido de “todo-poderoso da Samsung” em análise publicada por este colunista.

Galaxy Z Fold 2, Note 20 e mais: veja quatro lançamentos da Samsung

Galaxy Z Fold 2, Note 20 e mais: veja quatro lançamentos da Samsung

Com informações de Samsung Newsroom

Mais do TechTudo