Sistemas operacionais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O Google anunciou na última semana o fim do suporte para login no YouTube, Gmail, Google Maps e outros serviços da empresa em celulares com Android 2.3.7 (Gingerbread) ou inferiores a partir de 27 de setembro. A companhia está notificando por e-mail os usuários das versões antigas do sistema operacional sobre a decisão.

A página de suporte do Google revela que a medida faz parte dos "esforços contínuos" da empresa para manter os usuários da plataforma seguros. Com o fim do suporte, os usuários estão impedidos de realizar o login em todos os serviços do Google, incluindo a Play Store, então não será mais possível atualizar os apps pela loja do sistema.

Google encerra suporte de login para aparelhos com Android Gingerbread ou inferiores — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Caso o usuário do Android antigo tente logar nos aplicativos do Google após o prazo, será exibida na tela do celular uma mensagem apontando erro no nome da conta e senha. Entre as funções indisponíveis no Gingerbread e inferiores, está a opção de criar uma nova conta do Google, fazer redefinição de fábrica no aparelho e alterar a senha da conta.

Para continuar tendo acesso aos logins dos serviços Google, é preciso atualizar o smartphone para o Android 3 ou superior, quando possível. Usuários que não conseguirem fazer o update podem driblar o bloqueio tentando acessar a conta do Google pelo navegador na web.

O Android 2.3.7 (Gingerbread) foi lançado ainda em 2010 e trouxe pela primeira vez o suporte ao Google Wallet, além de contar com uma interface bem simples. 10 anos depois do lançamento do Gingerbread, a versão mais recente do sistema operacional é o Android 11.

Interface do Android 2.3.7 — Foto: Divulgação/Android Developers

As evoluções do update podem ser observadas desde a interface até as funcionalidades. As funções mais esperadas do Android 11 incluíam gravador de tela nativo, recursos de privacidade e o lançamento das notificações em balões flutuantes.

Com informações de Google e Softpedia News

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

Mais do TechTudo