Redes sociais

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


O Instagram anunciou, nesta quarta-feira (11), uma série de novos recursos e normas que visam a combater o racismo e o discurso de ódio em sua plataforma. A nova atualização da rede social busca proteger os seus usuários, principalmente os produtores de conteúdo, e deve ter mecanismos para encontrar e deletar este tipo de mensagens em breve.

De acordo com o texto publicado por Adam Mosseri, chefe do Instagram, no próprio blog da rede social de Mark Zuckerberg, a introdução dos novos recursos foi motivada pelo episódio de racismo contra os jogadores de futebol da Inglaterra, que perderam as cobranças de pênaltis na decisão da Eurocopa, disputada neste ano.

Instagram anuncia recursos contra racismo e discurso de ódio na plataforma — Foto: Divulgação/Instagram

Instagram: recuperação de senha não funciona. Como resolver? Tire suas dúvidas no Fórum do Techtudo

A principal novidade divulgada pelo Instagram é o recurso "Limites", ferramenta que vai auxiliar o entendimento de como os desconhecidos podem interagir com os usuários. A partir de agora, será possível ocultar pedidos de mensagens privadas e comentários de usuários que não seguem, ou passaram a seguir recentemente, os respectivos destinatários. A ferramenta pode ser acessada nos ajustes "Privacidade" e, quando ativada, não deve prejudicar o alcance do perfil no feed e na área "Explorar".

A rede social também está desenvolvendo um recurso para impedir que as pessoas terminem um texto quando tentam produzir discursos de ódio, por meio de um aviso que irá interromper a tentativa de postagem de forma imediata.

A seção "Mensagens Ocultas" vai permitir que o usuário filtre, de forma automática, todo conteúdo de texto e emojis ofensivos. Feito isso, todo o material recolhido será enviado para uma pasta de mensagens que ficará arquivada.

De acordo com o Instagram, a ferramenta poderá barrar pedidos de Direct originários de fontes com baixa qualidade, podendo configurar spam. O recurso já estava disponível em alguns locais desde o começo deste ano, e deve chegar a todos os usuários até o fim de agosto.

Ao mesmo tempo, para a plataforma ter cada vez mais relevância, o Instagram também prometeu ampliar o volume de palavras e hashtags na área de comentários. De acordo com a rede social, esse conteúdo sensível será atualizado constantemente.

Com informações de Engadget

Veja também: como usar hashtag no instagram? Três dicas para aproveitar o recurso

Como usar hashtag no instagram? Três dicas para aproveitar o recurso

Como usar hashtag no instagram? Três dicas para aproveitar o recurso

Mais do TechTudo