Redes sociais

Por Eduardo Bartkevihi, do Home Office


O Instagram pode tornar contas vinculadas visíveis no perfil do usuário, mas o recurso causou confusão entre usuários da rede na madrugada desta quinta-feira (19). Diversos perfis do Twitter descobriram a função e buscaram saber como excluir o Instagram definitivamente, alegando medo de terem suas contas fake descobertas.

O aplicativo para Android e iPhone (iOS) permite criar uma segunda conta na rede social. Ao vincular as duas, alguns usuários ganham uma opção de exibir a conta secundária em seu perfil. O recurso, no entanto, é opcional e não está disponível para todos na rede social, mas gerou dúvidas sobre seu funcionamento.

Instagram mostra conta fake? Função confunde e usuários excluem perfis — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Não consigo mais entrar no Instagram: o que fazer? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Instagram no Brasil para obter mais informações sobre o recurso, e aguarda uma resposta.

O assunto ganhou repercussão após a digital influencer e ex-BBB Camila de Lucas publicar em sua rede social que uma suposta nova atualização do Instagram permitiria visualizar as pessoas responsáveis por contas fake no app.

Camila de Lucas fez uma publicação sobre o recurso do Instagram — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

No Twitter, diversos usuários foram surpreendidos com a existência dessa função. Algumas pessoas questionaram como iriam stalkear outros perfis após a suposta divulgação e outras comentaram sobre a necessidade de excluir contas fake existentes.

Instagram mostra fake? Tweets sobre esse recurso bombaram no Twitter — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

Instagram mostra conta fake? Alguns usuários optaram por excluir contas secundárias — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

Dicas de como descobrir um fake no Instagram também foram divulgadas em alguns tweets. Em contraponto, o recurso em questão pode ser desativado de forma simples. O usuário deve ir em "Configurações", tocar na opção "Login em várias contas" e depois nos três pontos para remover o login em várias contas.

O Google Trends, plataforma do Google que monitora as buscas no site, registrou um aumento repentino no interesse pelo termo "atualização do Instagram". Algumas buscas como "Instagram excluir" e "Instagram fake" também aparecem nas pesquisas relacionadas, com aumento de procura nas últimas horas.

Busca para o termo "atualização do Instagram" teve um aumento repentino nas últimas horas — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

Veja também: quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

Mais do TechTudo