Redes sociais

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


O Instagram vai passar a exigir a data de nascimento dos usuários, segundo anúncio nesta segunda-feira (30). Usuários antigos da rede social receberão um aviso para adicionarem a informação e continuarem na plataforma. Esta medida reforça a iniciativa da rede social de tentar proteger a segurança e a privacidade dos mais jovens.

Apesar de o Instagram já coletar a idade de alguns usuários ao longo dos anos no preenchimento do perfil, a ação será obrigatória para todos a partir de agora. Quem nunca preencheu tal campo receberá um aviso na tela ao abrir o app no Android ou iPhone (iOS). Se a informação ainda não for preenchida depois de algum tempo, o acesso do usuário ao Instagram será bloqueado até ele inserir a data de nascimento.

Instagram quer saber a idade de todos os usuários — Foto: Divulgação/Instagram

Caso o usuário não coloque a sua idade logo ao receber o primeiro aviso, ele poderá até mesmo receber notificações em algumas postagens, quando o conteúdo for "sensível ou explícito”, como explica a nota divulgada.

Com a inclusão obrigatória da data de nascimento no perfil, os desenvolvedores do Instagram conseguem regular melhor dois recursos já implementados anteriormente, como a função que impede adultos de enviarem mensagens para menores de 18 anos que não o seguem, e a medida que coloca todas as novas contas de menores de 16 anos como privadas por padrão.

Usuários poderão ter postagem sensíveis ocultas no feed (com aviso) caso não insira a idade — Foto: Divulgação/Instagram

De acordo com a nota oficial, esses dados mais precisos também possibilitam a exibição de anúncios direcionados para determinada faixa etária, o que também permitiria, por exemplo, limitar tipos de propagandas para grupos de pessoas de acordo com a idade. Isso também ajudaria o Instagram a reduzir ou eliminar os anúncios direcionados para os usuários menores de idade, assim como foi prometido no mês passado.

O Instagram também garante que vai identificar aqueles que mentem a idade no perfil rastreando o conteúdo publicado pelo próprio usuário, como postagens de “Feliz Aniversário”. Caso essa diferença seja detectada pela inteligência artificial, uma notificação será enviada ao usuário para verificar a sua data de nascimento.

Com informações de Instagram

5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

Mais do TechTudo