Telefonia

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Reprodução/Apple Tomorrow

O iPhone 13 pode ter um sistema de conexão por satélite que permitiria aos usuários se comunicarem até em regiões sem cobertura 3G, 4G ou 5G. É o que indica o analista Ming-Chi Kuo, famoso pelo alto grau de acertos quando o assunto é Apple. Isso seria possível com o uso da tecnologia de "comunicação por satélite de órbita baixa" (LEO, na sigla em inglês).

De acordo com a Bloomberg, no entanto, o próximo iPhone teria o hardware necessário para a comunicação por satélite, mas o recurso poderia só ficar pronto em 2022. Além disso, a funcionalidade seria apenas para chamadas de emergência, em situações de crise.

Supostas cores do iPhone 13 aparecem em imagens vazadas — Foto: Reprodução/Apple Tomorrow

Segundo uma suposta nota enviada para investidores, usuários do iPhone 13 poderão enviar e receber mensagens por SMS e fazer chamadas, tudo isso com o chip de banda Qualcomm X60. O satélite que iria fornecer a conexão com este sistema seria um Starlink, da empresa SpaceX, de Elon Musk.

Outro rumor indica que as demais fabricantes de celulares estão esperando o lançamento do chip X65, em 2022, para levar esse tipo de tecnologia para seus produtos. A Qualcomm, inclusive, estaria trabalhando de forma direta com a Globalstar, empresa que tem a sua própria rede de satélites, para dar o suporte necessário à banda n53, utilizada por eles para esse tipo de comunicação.

Ainda segundo Kuo, a melhor perspectiva para o consumidor é que as operadoras façam um acordo direto com a Globalstar para utilizar a sua rede de comunicação, para que não sejam necessários novos contratos e gastos extras individuais.

Em 2019, o TechTudo noticiou que a Apple estaria investindo em sua própria rede de satélites de comunicação, que poderia entrar em operação no ano de 2024. O objetivo seria uma maior independência de serviços das operadoras de telefonia.

Até o momento, a Apple não confirmou ou negou qualquer uma dessas informações, e tudo isso deve ser encarado como rumor. O novo iPhone 13 e sua linha de variantes devem ser anunciados nos próximos meses e chegar às lojas ainda em 2021.

Com informações de MacRumors, The Verge e Bloomberg

iPhone 12: cinco coisas que você precisa saber sobre o lançamento

iPhone 12: cinco coisas que você precisa saber sobre o lançamento

Mais do TechTudo