E-reader
Publicidade

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

Murilo Tunholi/TechTudo

Os e-readers Kindle (Amazon) ganharam uma atualização de software em agosto que promove alterações na interface gráfica do sistema. O pacote identificado como versão 5.13.7 já está disponível para usuários do Kindle básico, do PaperWhite e também dos modelos Oasis mais recentes, tanto por meio de download no site da Amazon quanto pelo próprio dispositivo.

Além da nova interface gráfica, notas referentes à nova versão também afirmam que o update vem com correções gerais e melhorias de desempenho, além de informações mais claras para identificar geração e modelo do Kindle nas configurações do aparelho.

Interface gráfica ficou mais leve e oferece novos atalhos para navegar — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Ao atualizar, o usuário é recebido por uma interface gráfica menos poluída e com aspecto mais leve. Embora a organização geral dos elementos permaneça basicamente a mesma – atalhos rápidos de funções num menu superior, botão de configurações no canto superior direito e tela principal com livros recentes, destaques da Amazon e acesso à biblioteca – o acesso a essas funções mudou um pouco.

Aparelho exibe uma breve introdução para explicar as novidades — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

A primeira grande novidade é a barra inferior que permite, quando não dentro de um livro, alternar com grande facilidade entre tela principal e biblioteca. Outra modificação é que, em vez de tocar na parte superior do display, é preciso deslizar o menu superior com atalhos rápidos: no Kindle Oasis, a ação se mostrou natural e ágil – relativamente ao que é possível numa tela e-ink – embora os resultados possam variar nos modelos de entrada ou mais antigos.

Outra novidade sútil diz respeito à tela de configurações dentro de “Informações do dispositivo”: o Kindle passa a informar com maior clareza a designação oficial do modelo, bem como a geração a que pertence. São detalhes relevantes para quem compra um usado, ou tem um aparelho mais rodado e fica em dúvida quanto a novos recursos ou descontinuação de serviços específicos.

Fica mais fácil identificar o modelo e geração do Kindle em "Informações do dispositivo" — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

O processo de atualização de qualquer Kindle é bem simples e pode ser feito de duas formas: você pode forçar o download (ou esperar que o leitor baixe a instalação sozinho) no próprio e-reader; ou então baixar a atualização no PC e passar o arquivo para o aparelho por meio de um cabo USB.

Com informações de Amazon

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo