Atletas

Por Marciel Agostini, para o TechTudo


Renato “Nak” Nakano, 33 anos, é um ex-jogador profissional de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e atual treinador estratégico, além de criador de conteúdo, da MIBR. Nak é considerado um dos principais nomes do cenário brasileiro do jogo. O destaque da sua trajetória como pro player foi em 2006, quando conquistou o primeiro título mundial de uma equipe brasileira com a MIBR. A vitória aconteceu na ESWC em Paris, na França, e foi disputada contra a fnatic de Patrik "f0rest" Lindberg. Conheça a seguir mais sobre a trajetória de Nak no Counter-Strike.

Nak (Counter-Strike) vem atuando como treinador estratégico e criador de conteúdo da MIBR desde janeiro — Foto: Divulgação/MIBR


Quem é?

Da Zona Norte de São Paulo, Nak sempre foi apaixonado por games. Desde a sua infância ele jogava em consoles como Super Nintendo e Nintendo 64 e iniciou em Counter-Strike em 2001, quando foi apresentado ao game através de colegas de escola em uma lan house.

De início, seu objetivo era ficar bem colocado no ranking da lan house onde frequentava, porém em 2002 jogou seu primeiro campeonato de nível nacional, com um time formado por amigos do seu bairro. Já em 2004 iniciou sua carreira profissional pela G3X.

Nak começou como jogador amador de Counter-Strike em lan houses — Foto: Reprodução/Liquipedia

Trajetória

Como jogador profissional, além do G3X, Nak teve grande destaque atuando pela MIBR entre 2006 e 2007. Foi nesse período que sua grande conquista como pro player aconteceu. Em 2006, ao lado de Raphael "cogu" Camargo, Carlos "KIKO" Segal, Lincoln "fnx" Lau e Bruno "bruno" Ono, conquistou o primeiro título mundial de uma equipe brasileira. A vitória aconteceu na ESWC, vencendo a Fnatic na grande final.

Após a passagem vitoriosa pela MIBR, Nak também atuou pela FireGamers e compLexity Gaming, antes de se afastar do cenário competitivo entre 2012 e 2015. Após uma breve experiência como treinador da Luminosity Gaming em 2015, voltou a atuar como jogador. O player passou por times como Sharks Esports, RED Canids e, por fim, DETONA Gaming, onde encerrou sua carreira em janeiro de 2021. Atualmente, Nak ocupa a posição de treinador estratégico e criador de conteúdo da MIBR.

Curiosidades

Sua trajetória no CS começou graças ao seu amigo de infância e também ex-jogador profissional Bruno “ellllll” Ono. Em 2004, Bruno havia sido convidado para jogar na G3X e saiu do time que atuava com Nak. Foi então que o atual coach da MIBR resolveu abandonar a sua investida em campeonatos de CS para dar atenção aos estudos.

No entanto, problemas internos da G3X fizeram com que a organização buscasse um quinto jogador para completar a equipe. "ellllll" então convenceu os demais colegas de time a convidarem Nak para o quinteto. Em sua primeira competição, Nak ajudou a G3X a conquistar o título da classificatória brasileira para a CPL Winter 2004. A final aconteceu nada mais nada menos contra a grande rival MIBR e levou a G3X para a competição internacional. A partir daí, Nak assinou seu primeiro contrato profissional.

Com informações de Liquipedia, Gamers Club Media e Player1.

JOGOS QUE VIRARAM FENÔMENO NA TWITCH

JOGOS QUE VIRARAM FENÔMENO NA TWITCH

Mais do TechTudo