Atletas

Por Bruna Telles, para o TechTudo


Luka "Perkz" Perković é um dos jogadores da rota do meio mais famosos do cenário competitivo internacional de League of Legends (LoL). Atual jogador da Cloud9, o croata é pro player desde 2014 e também já atuou na rota do dragão. Perkz teve um momento histórico em 2019, quando conquistou o milésimo abate em uma partida oficial do Campeonato Europeu de League of Legends (LEC). Com a sua equipe, o jogador disputa desde 2020 a League Champion Series (LCS), liga norte-americana oficial de LoL. A seguir, saiba mais sobre a trajetória do jogador, principais títulos e outros fatos.

Perkz já jogou na rota do dragão, mas a sua especialidade no LoL é, de fato, a rota do meio — Foto: Reprodução/Inven Global

Quantos downloads tem o Fortnite e o Free Fire? Descubra no fórum do TechTudo

Desde o ínicio de sua carreira profissional Perkz já defendeu cinco times diferentes: CSI Gaming, Gamers2, Millenium, G2 Esports e a Cloud9. Vale registrar que a G2 foi a equipe que o jogador passou mais tempo, de 2015 a 2020. A parceria também rendeu os melhores resultados da carreira do mesmo incluindo os títulos do Mid-Season Invitational (MSI) 2019, a temporada 2017 da LCS, as temporadas 2019 e 2020 da LEC, além do segundo lugar no Mundial de LoL de 2019 e do MSI 2017.

Com bons resultados, a carreira de Perkz também se mostrou financeiramente positiva. Segundo o site Esports Earnings, o jogador já ganhou mais de US$ 494 mil (mais de R$ 2,5 milhões) em premiações. Isso o coloca, de acordo com o site, em primeiro lugar entre os jogadores mais rentáveis do seu país, e em 259º lugar no ranking dos mais rentáveis do mundo. Para manter o nível de jogo, o atirador Lucian, o assassino Yasuo e a maga assassina LeBlanc estão entre os seus principais campeões.

Os oito anos de carreira também renderam fatos marcantes. O milésimo abate de Perkz aconteceu jogando de Kai'Sa contra a Fnatic nas finais do primeiro split da LEC 2019. No ano anterior, a campeã levou Perkz a um penta na LCS em partida contra o Schalke 04.

O jogador também já apareceu como personagem em "RISE", clipe oficial de divulgação do Mundial de LoL de 2018. Além de ser um músico formado, o croata venceu a liga norte-americana e europeia de do MOBA. Além de Perkz, o único jogador que acumula o mesmo feito é o botlaner Jesper "Zven" Svenningsen, colega de equipe na C9.

Com informações de Leaguepedia, Esports Earnings e Liquipedia

Wild Rift: confira cinco dicas para melhorar sua gameplay

Wild Rift: confira cinco dicas para melhorar sua gameplay

Mais do TechTudo