Por Marcela Franco, para o TechTudo


O TikTok foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo em celulares Android e iPhone (iOS) no mês de julho. A popular rede social de vídeos curtos manteve a liderança pela sexta vez seguida em 2020, alcançando mais de 63 milhões de instalações nas lojas Play Store e da App Store. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (4), é do portal de consultoria de aplicativos SensorTower.

Apesar de ser líder geral, o app de vídeos curtos ficou atrás do Facebook no ranking de instalações na Play Store, ocupando o segundo lugar. Vale lembrar que, em maio e junho, o aplicativo havia alcançado o maior número de downloads também no Android. O site especializado SensorTower também registrou queda de dois milhões de downloads do TikTok em relação ao mês passado.

TikTok, Facebook e Instagram estão entre apps mais baixados de julho no mundo inteiro — Foto: Nicolly Vimercate /TechTudo

O TikTok é o melhor app de vídeo? Comente no Fórum do TechTudo.

Em julho, o maior número de instalações do TikTok veio da China, que teve 15% do valor total dos downloads. Em segundo lugar, ficaram os Estados Unidos, com 9%. Já o Facebook, vice-líder de downloads, angariou cerca de 53 milhões de instalações. No caso da rede social de Mark Zuckerberg, os usuários indianos foram os que mais instalaram o aplicativo no celular (27%), seguidos novamente pelos estadunidenses (7%).

Instagram, Messenger e WhatsApp ficaram, respectivamente, com a terceira, quarta e quinta posição entre os apps mais instalados em todo o mundo. No geral, o relatório não traz grandes surpresas, já que quase todos os aplicativos do ranking têm integrado a lista de mais baixados neste ano e já são bem conhecidos pelos usuários. Apesar disso, um app popular não muito comum no ranking é o Taobao, que ocupou a sexta posição em instalações feitas pela App Store em julho. A plataforma é um marketplace popular da China, pertencente ao grupo Alibaba.

Pelo sexto mês consecutivo, TikTok foi o app mais baixado do mundo — Foto: Divulgação/SensorTower

O Whatsapp Business, versão do WhatsApp voltada para empresas, ocupou o décimo lugar entre os apps mais baixados pela loja virtual do Google. Foi a primeira aparição do aplicativo no ranking neste ano. Já o editor de vídeo CapCut continua marcando presença no top dez aplicativos para Android e iPhone, desde sua primeira aparição no ranking em março. Dessa vez, ele caiu uma posição em comparação ao mês de junho, passando de oitavo para nono.

Entre os serviços de chamada de vídeo, o Zoom foi o app que alcançou o maior número de instalações, ocupando a oitava colocação. Ele foi seguido pelo Google Meet, que apareceu na décima posição. Vale lembrar que os apps nativos do Android e do iPhone pré-instalados não são contabilizados pela pesquisa, nem aplicativos de jogos.

Lista geral

  1. TikTok
  2. Facebook
  3. Instagram
  4. Messenger
  5. WhatsApp
  6. Snapchat
  7. ZOOM
  8. Telegram
  9. CapCut
  10. Google Meet

App Store

  1. Tiktok
  2. YouTube
  3. Instagram
  4. WhatsApp
  5. Facebook
  6. Taobao
  7. Google Maps
  8. Messenger
  9. CapCut
  10. Gmail

Play Store

  1. Facebook
  2. TikTok
  3. Instagram
  4. Messenger
  5. WhatsApp
  6. Snapchat
  7. ZOOM
  8. Google Meet
  9. Telegram
  10. WhatsApp Business

Com informações de SensorTower

Função do WhatsApp destrói conversas íntimas em até 7 dias: saiba ativar

Função do WhatsApp destrói conversas íntimas em até 7 dias: saiba ativar

Mais do TechTudo