Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O Xbox Cloud Gaming, serviço de jogos na nuvem da Microsoft, irá chegar aos consoles Xbox Series X /Series S e Xbox One para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate. O anúncio foi feito durante a conferência do Xbox na feira de jogos Gamescom 2021 nesta terça-feira (24). O serviço já estava em fase de testes no Brasil para PCs, smartphones e tablets, mas agora chegará ao beta nos consoles durante a primavera do hemisfério sul, entre os meses de setembro e dezembro, para coletar feedback dos usuários. Assim, o Cloud Gaming permitirá também jogar títulos de consoles da nova geração como Microsoft Flight Simulator e The Medium no Xbox One.

Serviço de jogos na nuvem da Microsoft, Xbox Cloud Gaming chega aos consoles Xbox no fim de 2021 — Foto: Reprodução/Xbox Wire

Qual é o melhor jogo de Xbox One? Comente no Fórum do TechTudo.

Assinantes do Xbox Game Pass Ultimate poderão ter acesso a mais de 100 jogos através do Cloud Gaming ao procurar na lista por títulos que tenham um ícone de nuvem no lado direito da imagem. Basta selecioná-los e clicar em "Jogar" para iniciar o game, sem downloads e sem instalações. A qualidade de imagem é limitada a 1080p e a taxa de quadros a 60 FPS, assim como nos testes do Xbox Cloud Gaming (Beta) para PCs, smartphones e tablets.

Segundo a Microsoft, o Cloud Gaming permitirá que usuários experimentem jogos rapidamente, inclusive em partidas multiplayer de games como Sea of Thieves. O uso da nuvem permite que usuários economizem tempo em instalações e downloads, assim como espaço em seus Xbox, enquanto ainda podem baixar seus jogos preferidos se quiserem.

Xbox Cloud Gaming trará jogos acessíveis ao toque de um botão para o Xbox Series X/S e Xbox One — Foto: Reprodução/Xbox Wire

O Xbox Cloud Gaming é um serviço de jogos por stream, em que o game em si não roda no console do usuário, mas nos servidores da Microsoft. Neste caso, o Xbox Series X/S e o Xbox One apenas recebem imagens dos servidores, como uma transmissão de vídeo ao vivo que o jogador controla com seu joystick. A qualidade da experiência depende muito da velocidade de internet do usuário e baixa latência dos servidores, para que não haja muito atraso entre os comandos no joystick e a ação na tela.

Com informações de Xbox Wire, IGN, Gamescom

Mais do TechTudo