Navegadores

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O Google Chrome é um dos navegadores mais populares, sendo usado por 65% dos usuários. A mágica da omnibox — a barra de endereço que permite fazer buscas no Google sem ter que a abrir a página do mecanismo de pesquisas — é um grande atrativo para os internautas, que têm o browser como primeira opção, seja usando Windows, Mac ou Linux.

Ainda assim, muitos recursos presentes no navegador são pouco explorados. Pensando nisso, o TechTudo separou uma lista com 12 funções pouco conhecidas do Google Chrome e que podem melhorar a experiência com o browser. As dicas abaixo são focadas na versão web do navegador, embora alguns recursos também funcionem nas versões dos aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS).

Google Chrome: lista traz 12 funções pouco conhecidas do navegador, incluindo grupos de abas — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Histórico do Google Chrome não aparece: como corrigir? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

1. Grupos de abas

Navegar com diversas abas abertas é algo que quase todo usuário faz. Para ajudar a organizar a bagunça, o Google Chrome permite agrupar as guias de acordo com categorias, como "música", "trabalho", "faculdade", etc. O primeiro passo é clicar com o botão direito do mouse sobre uma aba e selecionar "Adicionar guia ao novo grupo".

Grupos de abas no Google Chrome ajudam a organizar a navegação do usuário — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Uma página para definir nome e cor do conjunto será aberta. Cada vez que abrir uma nova aba, você poderá clicar com o botão direito do mouse sobre ela e escolher um dos grupos já criados. Assim, formam-se grandes blocos de abas com cores distintas, facilitando a identificação dos assuntos.

2. Pesquise abas abertas na omnibox

A omnibox também indica abas abertas que usuário talvez esteja procurando. Quando o você digita uma palavra-chave na barra de endereço, o navegador exibe a opção "Alternar para esta guia" abaixo das URLs que contenham o termo. Desta forma, é possível evitar abrir a mesma página várias vezes.

Omnibox indica abas abertas que usuário talvez esteja procurando — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Múltiplos perfis

O Chrome permite criar vários perfis de usuário. Com essa funcionalidade, pessoas que dividem um mesmo computador podem ter seus favoritos e demais configurações salvas de forma independente. O recurso também é útil para testar problemas no navegador, indicando se alguma falha ocorre apenas em um perfil ou em todos - e, portanto, se está relacionada a alguma configuração.

Google Chrome permite criar vários perfis de usuários no navegador — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Para adicionar um novo perfil, o usuário precisa clicar na sua foto, no canto superior direito do Chrome, fazer login com a conta do Google e pressionar "Adicionar". As preferências de cada profile também podem ser alteradas ao clicar no ícone de engrenagem "Configurar perfis".

4. Lista de leitura

O Google Chrome conta com um recurso chamado "lista de leitura". Ele serve para salvar uma página para ler depois, sem ter que adicionar a URL aos favoritos. A vantagem da ferramenta é que os conteúdos são sincronizados na conta Google, permitindo continuar a leitura em outros dispositivos.

Lista de leitura do Chrome permite ler sites em outros dispositivos, mesmo offline — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Na versão web, basta clicar no ícone de estrela na omnibox e selecionar "Adicionar à lista de leitura", localizada à direita da barra de favoritos. Os conteúdos ficam disponíveis para ler offline.

5. Bloqueio de pop-ups de notificações

Anúncios pop-ups solicitando permissão para o envio de notificações são impertinentes para a maioria dos usuários. Felizmente, é possível impedir que eles apareçam nas configurações do Chrome. Para isso, vá em "Privacidade e Segurança", entre em "Configurações do site" e acesse "Pop-ups e redirecionamentos". Feito isso, selecione a opção "Não permitir que os sites enviem pop-ups ou usem redirecionamentos."

Google Chrome permite desativar a exibição de pop-ups — Foto: Reprodução/Raquel Freire

6. Atalho para reabrir aba fechada por engano

É comum, durante a navegação, fechar uma aba sem querer e não lembrar ao certo do endereço para reabri-lo depois. Felizmente, o Google Chrome tem um atalho que permite recuperar uma aba fechada por engano. Basta pressionar "Ctrl + Shift + T" e o navegador irá reabrir a última guia fechada.

Atalho de teclado reabre guia fechada por engano no Chrome — Foto: Reprodução/Raquel Freire

7. Controle de música integrado

O Chrome possui um reprodutor de áudio integrado. Ele permite controlar a execução de músicas e vídeos diretamente da barra do navegador, sem a necessidade de procurar a guia que está emitindo o som para então pausá-lo. O controle de música integrado fica localizado no canto superior direito da barra de endereços e permite avançar, voltar, parar e continuar a reprodução do áudio.

Chrome tem reprodutor de música integrado ao navegador — Foto: Reprodução/Raquel Freire

8. Busca rápida

Caso deseje pesquisar uma palavra ou expressão, não é necessário abrir uma nova aba do Google Chrome para isso. Basta selecionar o termo, clicar com o botão direito do mouse e selecionar "Pesquisar <expressão> no Google". O navegador automaticamente abrirá uma nova guia com os resultados da pesquisa.

Google Chrome tem mecanismo de busca rápida por palavra ou frase — Foto: Reprodução/Raquel Freire

9. Salvar página em formato PDF

O Google Chrome consegue, de forma nativa, converter sites em PDF para salvá-los no computador. A função é bem simples de usar: clique no menu de três pontinhos, vá em "Imprimir" e, em "Destino", selecione "Salvar como PDF". Essa dica abre ainda mais o leque de possibilidades para ler um site, permitindo, por exemplo, visualizar artigos em um Kindle sem Wi-Fi.

Usuário pode converter sites em PDF com Google Chrome — Foto: Reprodução/Raquel Freire

10. Cópia de link para texto destacado

Selecionar um texto e clicar com o botão direito do mouse revela outra mágica: ao entrar em "Copiar link para conteúdo destacado", o Chrome cria um link que leva diretamente ao trecho. Esse link pode ser mandado para amigos via mensagem, tornando bem mais simples indicar o que você quer que as pessoas leiam.

Chrome cria links de conteúdos destacados para facilitar compartilhamento de texto — Foto: Reprodução/Raquel Freire

11. Caixa de pesquisa como bloco de notas e calculadora

O Chrome pode ser usado como um bloco de notas. Basta digitar "data:text/html, <html contenteditable>" (sem aspas) na barra de pesquisas e dar enter. A página ficará toda em branco, e você poderá escrever o que quiser. Caso queira salvar o conteúdo, converta a página em PDF, como indicado no item 9.

Barra de endereço do Chrome pode ser usada como bloco de notas e calculadora — Foto: Reprodução/Raquel Freire

A omnibox também serve como calculadora. O truque é simples: basta digitar a conta diretamente na barra de endereço. O resultado será exibido também ali, após um sinal de "=".

12. Gerenciador de tarefas do Chrome

Não é segredo para ninguém que o Chrome consome muita memória RAM. O que nem todos sabem é que o navegador tem seu próprio gerenciador de tarefas. Ele permite controlar as ações que estão sendo executadas pelo browser, encerrando sites que estão causando lentidão ou travamentos, por exemplo. A ferramenta ajuda, desta forma, a deixar a navegação na web mais rápida.

Gerenciador de tarefas do Google Chrome — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Para acessar o recurso, clique no menu de três pontinhos, posicione o cursor sobre "Mais ferramentas" e então clique em "Gerenciador de tarefas". Na janela, você pode identificar os processor que estão consumindo mais recursos do sistema e então finalizá-los.

Com informações de Statcounter e PCMag

Veja também: como atualizar o Google Chrome no celular

Como atualizar o Google Chrome no celular

Como atualizar o Google Chrome no celular

Mais do TechTudo