Por Shoptime

Reprodução/Elgin

Novos aparelhos de ar-condicionado são equipados com motor mais moderno e recursos para que o consumidor possa climatizar sua casa sem medo da conta de energia elétrica do mês seguinte. O Shoptime explica.

Os equipamentos de ar-condicionado mais novos e os modelos inteligentes contam com diferentes tipos de inovações para que o consumo de energia seja menor e o uso do aparelho seja mais eficiente. Isso não significa exatamente um resultado de economia, mas a consequência nas contas de luz é muito menor do que o observado em aparelhos antigos ou que não possuem essas tecnologias.

Uma das maiores evoluções para melhorar a eficiência são os motores Inverter ou Digital Inverter. Mais modernos, econômicos e silenciosos, infelizmente, eles costumam deixar mais caros os equipamentos, na comparação com um ar-condicionado tradicional. Mas os benefícios são grandes e o custo é diluído no longo prazo.

Aparelhos de ar-condicionado Inverter trabalham com a manutenção da temperatura dos ambientes com sensores mais modernos, sem ligar e desligar o motor de tempos em tempos. O compressor atua em rotação variável e contínua, o que faz a condensadora (unidade externa) ser menos barulhenta.

As marcas divulgam que a economia com um ar-condicionado Inverter pode ultrapassar 40%, em relação a um aparelho convencional novo, chegando até a 70% na comparação com equipamentos mais antigos.

Há também modelos Dual Inverter, que prometem ser ainda mais silenciosos e econômicos. Eles contam com um compressor rotativo duplo, que trabalha com mais estabilidade e atinge a temperatura desejada até 30% mais rápido. A economia pode chegar a 70%.

Manutenção - Equipamentos mais novos e inteligentes possuem funções de limpeza automática ou Auto Cleaning. O ar-condicionado entra em modo de higienização para eliminar sinais de mofo, proliferação de bactérias, resquícios de poeira e poluição do ar em seu interior.

O aparelho pode emitir alertas sobre a necessidade da limpeza automática e problemas que o próprio usuário pode resolver, limpeza de filtros, atualização do sistema e outras manutenções, ou da indicação de chamar a assistência técnica. Dessa forma, o próprio sistema do ar-condicionado ajuda a lembrar dos cuidados para aumentar sua vida útil e reduzir gastos com a manutenção.

Equipamento limpo funciona com maior eficiência, enquanto filtros sujos exigem mais do motor, o que vai aumentar o consumo de energia e diminuir sua vida útil. A limpeza básica dos filtros pode ser feita uma vez por mês. Já uma manutenção geral de rotina deve ser realizada anualmente por um técnico autorizado.

Duas dicas para economizar

Especialistas em ar-condicionado recomendam uma regulagem na faixa dos 20ºC aos 23ºC, tanto para espaços residenciais como para os escritórios. Dessa forma, você mantém o ambiente confortável para os períodos mais quentes ou para os mais gelados, com um consumo de energia muito menor do que manter o ar-condicionado climatizando o local na temperatura mínima.

E para quem não consegue dormir sem ar-condicionado, a dica é utilizar a função Sleep. O recurso tenta manter o ambiente com temperatura agradável, aumentando 1ºC após a primeira hora e mais 1ºC na segunda. A regulagem pode variar entre modelos, mas a ideia é a mesma: reduzir o esforço do aparelho gradualmente ao longo da noite.

Visite o Shoptime para conhecer novos aparelhos de ar-condicionado e tudo mais o que sua casa precisa. Baixe o aplicativo Shoptime na loja de apps do seu smartphone para receber descontos exclusivos e acompanhar suas entregas, além de outras vantagens.

Shoptime
Mais do TechTudo