Streaming

Por Ana Letícia Loubak, do Home Office


Caetano Veloso revelou, com exclusividade ao TechTudo, a capa de seu novo single, “Anjos Tronchos”, nesta quarta-feira (15). Citando algoritmos e posts em redes sociais, a faixa inédita explora a dualidade da tecnologia e chega às plataformas de streaming na quinta-feira (16), às 21h.

Na capa do single, Caetano aparece debruçado sobre um jogo de espelhos, que multiplicam e, ao mesmo tempo, fragmentam o reflexo da imagem do compositor baiano por toda a imagem. A arte, que também carrega o nome da faixa, reflete a aceleração que a tecnologia trouxe para o nosso dia a dia: em uma das estrofes, Caetano diz que agora sua história é um “denso algoritmo”, e que seus neurônios ganharam um “novo outro ritmo”.

Capa do single 'Anjos Troncos', de Caetano Veloso, é revelada em primeira mão ao TechTudo — Foto: Divulgação/Sony Music Entertainment Brasil

"Anjos Tronchos é uma canção que terminou ficando extremamente densa. Vivemos hoje mergulhados num mar de algoritmos, possibilidades diversas de redes sociais e aparatos tecnológicos que avançam muito depressa", contou o cantor com exclusividade ao TechTudo. "Eu não tenho tanto domínio sobre o assunto, mas acredito que canções são capazes de obter reflexões na mente de quem as ouve."

A tecnologia aparece não apenas na letra de “Anjos Tronchos”, mas também em todas as ações de divulgação da faixa. Na segunda-feira (13), Caetano publicou, em seu perfil do Instagram, um vídeo produzido com inteligência artificial. Usando aprendizado de máquina, o algoritmo empregue na confecção da imagem animada combinou 400 imagens do artista para gerar o resultado exibido no post.

“Anjos Tronchos” traz ainda referências ao Vale do Silício, à Primavera Árabe – movimento no Oriente Médio que ganhou força graças às redes sociais – e à cantora Billie Eilish, que chamou a atenção do público ao fazer um show virtual com tecnologia de filmagem 3D, em 2020.

A faixa é a primeira amostra do álbum “Meu Coco”, primeiro álbum de Caetano desde Abraçaço (2012), seu último projeto solo.

Mais do TechTudo