PC Gamer

Por Vitória Bernardes, para o TechTudo

Reprodução/Murilo Molina

Fortnite é um jogo lançado pela Epic Games e que ganhou destaque no mundo gamer. Com diferentes plataformas disponíveis, muitos jogadores optam pelo PC gamer e buscam montar máquinas robustas para suportar a jogatina. Para isso, é preciso escolher as peças com cautela, para que atendam o requisito mínimo do jogo. Ter pelo menos 4 GB de RAM é uma das exigências.

O TechTudo separou uma lista de peças para o seu hardware, que são indicadas pela própria Epic Games. Elas rodam o Fortnite na configuração básica, como o processador Core i3 e GPU Intel Iris Pro 5200. Veja, a seguir, como montar PC gamer para jogar Fortnite.

Saiba como montar um PC com requisitos básicos para jogar Fortnite — Foto: Reprodução/Ana Maria Goltes

Como montar PC gamer sem problema de compatibilidade? Veja respostas no Fórum do TechTudo

GPU: Intel HD 4000 ou Intel Iris Pro 5200

Na hierarquia da Intel, as GPUs com o nome Iris Pro Graphics são as top de linha — Foto: Divulgação/Intel

Para jogar Fortnite, o usuário precisa equipar o seu PC com uma GPU a partir da Intel HD 4000 ou Intel Iris Pro 5200. Placas de vídeo com configurações abaixo desses modelos não suportam o game. A primeira opção possui velocidade de clock de 650 MHz, mas com a função Turbo Boost pode chegar a 1.350 MHz. Isso permite que as partidas rodem na configuração mais simples.

Embora a função Turbo Boost aumente a velocidade do jogo, o processador usado pode interferir na qualidade da partida. Um Core i3 vai ter menos desempenho em comparação ao Core i7. É importante equilibrar as características de cada peça para que elas funcionem perfeitamente no computador.

Já a GPU Intel Iris Pro 5200 tem velocidade de clock a partir de 200 MHz, mas que pode chegar a 1300 MHz com a tecnologia Turbo Boost. A depender do processador, a desenvoltura dessa função de aceleramento pode mudar.

Processador: Core i3-3225 3.3 GHz

Processador Core i3 é mais básico, mas roda Fortnite nas configurações simples — Foto: Divulgação/Intel

O jogo Fortnite, segundo a própria Epic Games, precisa de processadores a partir do modelo Core i3-3225 3.3 GHz. É uma peça simples, comum entre os usuários menos exigentes. Computadores com Pentium ou Celeron não suportam o game nem mesmo na configuração mais básica.

Entre as suas características, o Core i3-3225 3.3 de GHz é composto por dois núcleos, além de ter uma velocidade básica. Por ser da terceira geração, o PC é capaz de rodar o jogo apenas nas configurações básicas, sem muitos detalhes e realismo. É uma peça indicada para quem quer economizar e não tem muita exigência em relação ao hardware do computador.

Memória: 4 GB de RAM

Versão da Kingston possui 4 GB de memória RAM — Foto: Reprodução/Amazon

É essencial que os PCs tenham pelo menos 4 GB de RAM para rodar o Fortnite. Apesar de muitos computadores e notebooks serem comercializados com essa memória volátil a partir de 2 GB, a Epic Games exige pelo menos o dobro para que o jogo funcione nas configurações básicas.

A memória RAM é responsável pelo armazenamento temporário das informações do jogo e também pelo funcionamento do sistema operacional. Grande parte já fica retida pelo próprio sistema, o que torna ainda mais importante ter essa memória volátil com sobra para jogar. Quanto maior for o armazenamento, melhor os dados são processados. Isso facilita o trabalho do processador e deixa as partidas mais fluidas.

Sistema operacional: Windows 7/8/10 64 bits

Fortnite roda em computadores com sistema operacional Windows 7, 8 e 10 — Foto: Divulgação/Microsoft

Um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo é o Windows. Para rodar o Fortnite, é preciso usá-lo nas versões 7, 8 ou 10. Sistemas mais antigos não suportam o jogo. PCs que usam Linux, por exemplo, também não são adaptados para rodar o game. Na hora de montar o seu computador, fique atento a essa configuração.

É importante também verificar quantos bits o sistema operacional tem. Como o jogo roda apenas com 4 GB de RAM, apenas computadores com 64 bits são capazes de suportar tanta troca de informações voláteis. Modelos com 32 bits conseguem processar apenas 3 GB de memória RAM, o que torna inviável para uma partida.

Monitor HD

LG 20MK400H-B é um monitor de entrada com 19,5 polegadas e resolução HD — Foto: Divulgação/LG

Para jogadores que buscam montar um PC com as configurações básicas para o Fortnite, o monitor pode ser HD. Apesar de não ter uma resolução tão nítida e o display ser retroiluminado, é o periférico ideal para juntar à GPU e equilibrar o hardware do seu computador.

O modelo LG 20MK400H-B é uma opção no mercado. Com preço a partir de R$ 600, ele possui 19,5 polegadas, resolução HD e taxa de atualização de 60 Hz. O monitor oferece duas entradas, VGA e HDMI. Embora seja mais básico, não perde em relação à qualidade de imagem em comparação a outros modelos.

Preço e desempenho

Preços são mais acessíveis para peças com cofigurações mais simples — Foto: Divulgação/Unsplash

O desempenho do PC com as peças listadas pode ser considerado básico. Além de rodar o Fortnite nas configurações mais simples, ele também funciona para outras funções, como trabalhar com o pacote Office, usar o navegador normalmente e até baixar jogos mais leves.

As peças para montar este PC saem em média por R$ 2 mil. No entanto, o hardware de um computador exige outros itens, como placa mãe e armazenamento em HD ou SSD. É necessário também comprar o gabinete, teclado e mouse. Por isso, o preço final pode ser um pouco mais alto.

Veja também: unboxing do Dell XPS 13

Unboxing do Novo Dell XPS 13: o notebook de nível profissional

Unboxing do Novo Dell XPS 13: o notebook de nível profissional

Mais do TechTudo