Por Lucas Santos, para o TechTudo

Isabela Giantomaso/TechTudo

As futuras versões do Chromebook podem ganhar um recurso capaz de detectar a presença humana próxima ao computador. As informações divulgadas levam em consideração a parceria do Google com a Antmicro, que trabalha em um hardware capaz de efetuar a função. Assim, os computadores da empresa podem contar com novas ferramentas, como o desbloqueio facial, por exemplo.

O código sugere que o sensor de presença humana já está em fase de testes em dois hardwares dos modelos de Chromebooks: a nova geração dos chips AMD e a 12ª dos processadores da Intel. O recurso busca deixar o laptop ainda mais intuitivo e, caso seja ligado ao Chrome OS, pode concorrer diretamente com o Windows Hello.

Chromebook 3 da Samsung pode ser um dos modelos a receber a tecnologia — Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo

Quais são os melhores notebooks? Participe da conversa no Fórum TechTudo

Além do desbloqueio do computador por meio da biometria facial, o novo recurso de detecção pode agregar outras ferramentas aos Chromebooks. É possível que os computadores adquiram uma função utilizada nos smartphones Pixel, que impede que a tela desligue enquanto a presença do usuário é identificada.

É possível também que, ao agregar o novo recurso no sistema operacional do Google, um ícone seja incluído na barra de ferramentas do Chrome OS. Especula-se que o símbolo seja no formato de um olho e que indique quando o sensor de presença humana estiver em uso.

Para que o novo mecanismo seja implementado, os futuros computadores do Google poderão ser agregados com o hardware CrossLink NX LIFCL-17, que é um dispositivo lógico programável da Lattice Semiconductor. Ainda não há previsão de quando o novo recurso pode chegar aos futuros lançamentos da empresa.

Chromebook Spin 713 da Acer promete desempenho próximo ao de um notebook comum — Foto: Divulgação/Acer

Os Chromebooks são laptops de entrada que apresentam o sistema operacional disponibilizado pelo Google, o Chrome OS. Esses computadores podem apresentar um valor mais baixo devido ao seu hardware básico.

No Brasil, é possível encontrá-los por marcas como Acer e Samsung por cifras que partem de R$ 1.699. Os modelos podem ser uma boa opção para os usuários que realizam tarefas simples no PC, como navegar pelo Chrome e editar documentos pelo Google Docs, por exemplo.

Com informações de 9to5Google

Veja também: dicas para vender seu notebook usado

Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas

Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas

Mais do TechTudo