Jogos de tiro

Por Rubens Achilles, do Home Office

Divulgação/Activision

Call of Duty: Vanguard é o próximo jogo da franquia da Activision, com data de lançamento prevista para 5 de novembro para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One e PC (via Battle.net). O game, que se passa novamente no cenário da Segunda Guerra Mundial, terá uma versão beta aberta com uma prévia do modo multiplayer. O TechTudo teve acesso antecipado ao jogo e conta a seguir as primeiras impressões da gameplay.

A versão beta do novo Call of Duty: Vanguard estará disponível entre os dias 10 e 13 de setembro para acesso antecipado dos jogadores de PlayStation que já compraram o jogo. Nos dias 16 e 17, o jogo estará liberado para quem possui Xbox ou PC e já adquiriu o game, e de forma pública para quem joga no PlayStation. Finalmente, entre 18 e 20 de setembro, o beta aberto estará liberado em todas as plataformas, inclusive para quem não comprou o jogo — mais detalhes ao final do texto.

Primeiras impressões do beta de Call of Duty: Vanguard

Primeiras impressões do beta de Call of Duty: Vanguard

Gameplay

A primeira impressão ao jogar a versão beta de novo Call of Duty: Vanguard é de um controle pesado, um pouco mais duro que o normal. Embora também desenvolvido pela Sledgehammer Games e situado em época similar, Call of Duty: WWII, de 2017, tem jogabilidade mais amigável. A diferença do novo Vanguard não é algo negativo, no entanto, e pode contribuir para a experiência de usar armas mais simples da década de 1940.

Os modos de jogo se dividem em dois tipos: partidas na modalidade "Tactical" são as clássicas de seis contra seis, enquanto a categoria "Blitz" leva até 24 jogadores para cada time, deixando os mapas bem cheios. Pudemos jogar partidas de "Team Deathmatch", "Domination", "Kill Confirmed" e o novo "Patrol", que é uma espécie de "Hardpoint" em movimento constante pelo mapa.

Call of Duty: Vanguard passa primeira impressão de controle pesado — Foto: Divulgação/Activision

Mapas

Na versão beta disponibilizada ao TechTudo, estavam disponíveis quatro mapas, Gavutu, Eagle's Next, Hotel Royale e Red Star. O primeiro, que leva o nome real de uma região das Ilhas Salomão, tem área de tamanho médio com pontos de selva e algumas construções. Gavutu é um pouco complexo com todas as suas diferenças de níveis e se mostra interessante para jogos de objetivo. Eagle's Nest é uma grande casa alemã com diversos cômodos e pontos para surpreender os adversários nos arredores.

Já Hotel Royal se passa à noite em um hotel em Paris, na França. As áreas internas dão muitas opções para cobertura, como os balcões do bar. No exterior, há um bom ponto de combate em forma de reta, que pode ser interessante para o uso de snipers. Por último, Red Star é um mapa mais amplo, com uma grande área central coberta por neve. Também é interessante para jogar com sniper.

Armas e mais

Como era de se esperar, as armas remetem à época da Segunda Guerra Mundial. As primárias estão divididas entre rifles de assalto, SMG, LMG, shotguns, rifles táticos e snipers. É notável a presença de modelos clássicos como a BAR e a MP40, por exemplo. Nos nossos testes, as shotguns não se mostraram tão eficientes quanto, por exemplo, em Call of Duty: Black Ops Cold War. As snipers têm uma forma de zoom um pouco estranha no primeiro uso, mas é questão de costume.

A interface de personalização de armas é similar aos títulos mais recentes da franquia. Entre os perks, "Fortified" funciona de forma similar ao clássico "Flak Jacket", enquanto há o retorno de "Ghost" e mais opções conhecidas do público.

Call of Duty: Vanguard se passa na Segunda Guerra Mundial — Foto: Divulgação/Activision

Os killstreaks contam a cada adversário morto, e não mais por pontos. O destaque vai para o retorno do "attack dogs", disponível após dez baixas. Na beta aberta também estiveram disponíveis a "glide bomb", míssil aéreo controlado pelo usuário, além de outros prêmios clássicos da franquia como o "spy plane" e o "care package".

Como jogar a beta pública de Call of Duty: Vanguard?

Para baixar e jogar a beta do novo Call of Duty: Vanguard, é preciso acessar a loja virtual do seu console ou a Battle.net no caso do PC. Em seguida, basta pesquisar pela versão beta do jogo e fazer a instalação. A liberação será feita da seguinte forma:

10 a 13 de setembro

  • Acesso antecipado para usuários de PlayStation que tenham feito a pré-compra de Call of Duty: Vanguard
  • A partir de 10 de setembro, às 14h de Brasília, até 13 de setembro, às 14h de Brasília

16 a 17 de setembro

  • Acesso antecipado para usuários de Xbox e PC (Battle.net) que tenham feito a pré-compra de Call of Duty: Vanguard
  • Beta aberto para todos os usuários de PlayStation, sem necessidade de pré-compra
  • A partir de 16 de setembro, às 14h de Brasília

18 a 20 de setembro

  • Beta aberto para todos os usuários em todas as plataformas compatíveis, sem necessidade de pré-compra
  • A partir de 18 de setembro, às 14h de Brasília

Mais do TechTudo