Jogos de RPG

Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


Sangonomiya Kokomi é a nova personagem cinco estrelas de Genshin Impact, lançada em 21 de setembro no RPG de ação da miHoYo. Dentre as últimas adições ao elenco, Kokomi se diferencia por ser uma personagem de suporte focada em cura, além de utilizar um catalisador Hydro para favorecer reações elementais com outros membros da equipe. Vale lembrar que o game está disponível gratuitamente para PC, PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5) e dispositivos Android e iPhone (iOS).

Embora uma versão para Nintendo Switch esteja em desenvolvimento, ela segue sem novidades anunciadas. O TechTudo reuniu as principais informações sobre Sangonomiya Kokomi e como conseguir a personagem em Genshin Impact.

Kokomi é uma personagem focada em cura que chegou ao elenco de Genshin Impact na atualização 2.1 — Foto: Divulgação/miHoYo

História

Kokomi carrega o título de Sacerdotisa Divina e é a principal autoridade da ilha de Watatsumi, na região de Inazuma. Além de trabalhar exaustivamente para garantir que sua população seja feliz, Kokomi também é muito bem versada na arte da guerra e pensa em centenas de possíveis desfechos para cada situação.

Devido ao Decreto de Caça às Visões promulgado pela Shogun Raiden, Kokomi mobilizou um grupo de resistência para combater as forças do shogunato. Tantas responsabilidades, no entanto, deixam a sacerdotisa sobrecarregada, mas ela esconde esse seu lado para que as pessoas não fiquem ainda mais preocupadas.

Kokomi chama a atenção por não ser capaz de dar Dano Crítico nos seus ataques — Foto: Divulgação/miHoYo

Gameplay

Diferente de personagens como Ayaka e Yoimiya, focadas em dano, Kokomi chega para dar apoio ao seu time com grandes poderes de cura. A sua Habilidade Elemental, chamada Juramento de Kurage, invoca uma água-viva que pulsa constantemente de modo a molhar os inimigos e regenerar a vida dos aliados próximos.

Por sua vez, a Explosão Elemental de Kokomi se chama Cerimônia Kaijin e tem uma série de efeitos úteis em combate. O principal é o fato da vida máxima de Kokomi servir de multiplicador para aumentar o dano dos seus ataques. Além disso, a habilidade também provoca Dano Hydro na sua ativação e permite que Kokomi cure todos os aliados a cada Ataque Normal e Carregado.

Também é interessante observar que a Explosão Elemental da heroína permite que ela ande livremente sobre a água, sendo também uma habilidade muito útil para a exploração do mundo.

Kokomi é uma das personagens que mais têm talentos passivos. Entre eles estão bônus de redução de gasto de stamina para personagens enquanto nadam (Princesa de Watatsumi); aumento de 25% no bônus de cura (Estratégia Infalível); bônus de dano na Explosão Elemental com base em 15% de seu Bônus de Cura (Canção das Pérolas) e redefinição da duração de Juramento de Kurage no momento em que ativar sua Explosão Elemental.

Vale notar que a passiva Estratégia Infalível de Kokomi faz com que ela perca 100% de Taxa Crítica. Isso significa que ela não dará Dano Crítico durante os combates, deixando claro que ela não funciona como uma DPS — personagens focados em Dano por Segundo.

Kokomi tira proveito de conjuntos como Profundezas do Coração e Millelith Firmes em Genshin Impact — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Build e composição

Existem algumas possibilidades de conjuntos de artefatos para equipar Kokomi. O próprio Genshin Impact, no teste de personagem, recomenda o uso do conjunto Profundezas do Coração, que concede 15% de Dano Hydro para duas peças equipadas e aumento de 30% de dano de Ataque Normal e Carregado após usar uma Habilidade Elemental.

No entanto, como Kokomi é uma personagem que tira proveito da sua vida máxima, é interessante equipar o conjunto Millelith Firmes, que traz os seguintes benefícios: aumento de vida em 20% para duas peças equipadas, e aumento de 20% de ataque para todos os membros da equipe após usar uma Habilidade Elemental.

É possível, ainda, mesclar os conjuntos Millelith Firmes e Donzela Amada para garantir um adicional de 15% de Bônus de Cura. Tudo dependerá da necessidade do jogador. Nos atributos primários e secundários, vale procurar Porcentagem de Vida, Bônus de Cura, Recarga de Energia e Proficiência Elemental.

Kokomi também é útil em composições de congelamento e reações elementais focadas em dano — Foto: Divulgação/miHoYo

Com relação a armas, Kokomi foi lançada com o catalisador Fumetsu Gekka, conquistado apenas pelo sistema de gacha e que é a melhor arma para ela. No entanto, existem opções interessantes e mais fáceis, com destaque para Histórias Extraordinárias de Caçadores de Dragões.

Esse catalisador três estrelas, além de ter porcentagem de vida como atributo principal, consegue aumentar o ataque de um aliado em 24%, por 20 segundos, no momento em que faz a troca. Caso seja refinado até o nível cinco, este bônus cresce para 48%.

Já no que diz respeito a composições, Kokomi favorece equipes focadas em congelamento. Ayaka, Ganyu e Rosaria, por exemplo, funcionam muito bem com a sacerdotisa. Também é interessante adicionar um personagem Anemo como Kazuha, Venti ou Sucrose para controle de grupo e maior dano elemental. Por fim, Raiden Shogun ou Fischl podem entrar na composição para causar dano com Eletricamente Carregado.

O banner exclusivo de Kokomi fica disponível por tempo limitado em Genshin Impact — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Como conseguir

Seguindo a praxe, Sangonomiya Kokomi pode ser obtida apenas através do seu banner exclusivo no sistema de gacha de Genshin Impact. Será possível fazer Orações no banner até o dia 12 de outubro, o que também traz chances aumentadas de conseguir os personaogens Xingqiu, Rosaria e Beidou. É preciso gastar uma unidade de Destino Entrelaçado por cada tentativa.

No jogo existe ainda um sistema chamado "pity", que aumenta as chances de uma recompensa cinco estrelas após pelo menos 75 tentativas. Caso o brinde não venha até o 89º desejo, é garantido que o 90º será um item cinco estrelas. Checando o histórico, é possível calcular quantos desejos faltam até Kokomi potencialmente aparecer.

Com informações de Genshin Impact

Mais do TechTudo