Mapas e localização

Por Beatriz Cardoso, do home office


O Google anunciou novidades para recursos de navegação de carros nesta quinta-feira (23). O modo de direção do Google Assistente ganha novas opções de comando de voz para o uso com mãos livres, e o Android Auto inaugura uma experiência mais personalizada em veículos com o sistema. As funções chegam nas próximas semanas.

Tutorial mostra como integrar o Spotify na navegação do Google Maps — Foto: Marvin Costa/TechTudo

O modo de direção do Google Assistente é uma interface especial no celular para, e chegou em novembro do ano passado como uma alternativa para quem não tem carros smart. O novo visual do GPS tem botões grandes para facilitar o acesso a recursos na tela do smartphone e evitar distrações, e foi aprimorado com comandos de voz em português.

Nova interface do modo de direção do Google Assistente — Foto: Divulgação/Google

Agora é possível, por exemplo, pedir para o Google Assistente ler as mensagens que você receber enquanto dirige o carro, acessar o mapa e fazer ligações. A tela também informa as últimas chamadas e mensagens recebidas, e traz uma seção de sugestões personalizadas para escutar músicas ou podcasts de serviços de streaming conhecidos, como Spotify e YouTube Music. O modo de direção pode ser acessado no celular com o comando “Ok Google, vamos dirigir”, ou ser ativado automaticamente ao conectar o dispositivo ao Bluetooth do carro.

O Android Auto, app do Google para conectar o celular a carros inteligentes, agora está mais focado em entregar recomendações customizadas para o usuário. Elas aparecem com propostas de podcasts, músicas e notícias pela Google Assistente. Segundo o Google, a ideia é as sugestões serem proativas e não incentivarem a navegação ativa pelo app, já que é importante evitar distrações no volante.

O GameSnacks, hub de jogos breves do Google, também pode ser acessado pela tela do carro para brincar ao estacionar o carro para abastecer ou fazer um pedido no drive-thru, por exemplo. O Android Auto passa a aceitar perfis de trabalho no sistema para ver reuniões e mensagens, e ganha a opção de escolher em qual chip fazer uma chamada no caso de celulares dual SIM.

Hub de jogos breves no Android Auto — Foto: Divulgação/Google

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Mais do TechTudo