Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Jogos grátis para baixar são boas opções para quem deseja se divertir sem pagar nada. Entre os exemplos está Genshin Impact disponível para download tanto no Android e iPhone (iOS), quanto em PCs e consoles PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5). Pokémon UNITE e League of Legends: Wild Rift também se destacam e tem feito sucesso entre os jogadores. Temos ainda títulos como Call of Duty: Warzone e outros que devem chegar em breve no mercado como eFootball. O TechTudo separou dez opções gratuitas de diferentes estilos para você curtir.

Battle Royale de Call of Duty é gratuito e tem versões para PCs e consoles — Foto: Divulgação/Infinity Ward

1. Genshin Impact

Genshin Impact tem uma boa história de pano de fundo, mas seu destaque é a exploração e o sistema de combate — Foto: Divulgação/MiHoYo

O jogo online da miHoYo já cresceu e foi além da descrição de “RPG online com gráficos e estética de Zelda”, comum na época do lançamento para explicar o fenômeno. Gratuito, o game tem versões para celulares com Android ou iPhone (iOS), PCs, além de edições próprias para PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5). Todas as edições são integradas, com o progresso que o jogador realiza em um dispositivo continuando no outro.

O RPG é ambientado em um universo de fantasia e envolve os jogadores com uma história elaborada, mundo em constante evolução e atividades para vários usuários. Bastante popular na Internet, Genshin Impact registrou recordes desde o lançamento, com 23 milhões de downloads e US$ 60 milhões de faturamento em apenas uma semana no mercado, feito relevante sobretudo em um jogo gratuito para jogar. O game chinês tem tanta relevância que até personagens de outras franquias estão aparecendo no título, como a Aloy de Horizon Zero Dawn.

2. Call of Duty: Warzone

Warzone é a versão gratuita para jogar de Call of Duty em formato Battle Royale. Disponível desde 2020, o jogo adapta os traços comuns da série em jogabilidade em uma gameplay que envolve um mapa enorme e modos que suportam até 200 jogadores. Com apelo de temporadas evoluindo o contexto do jogo bem como a jogabilidade, o título pode ser encontrado tanto em PCs quanto em consoles.

Independente da opinião sobre Call of Duty ou sobre o gênero, Warzone é uma boa escolha para quem procura jogo de tiro em primeira pessoa grátis e com boa qualidade em gráficos, som e gameplay. Dados oficiais divulgados em abril indicam que a comunidade de jogadores de COD já passou 100 milhões de players em todas as plataformas em que o game se encontra disponível.

Call of Duty: Warzone é uma boa opção grátis para quem gosta de jogo de tiro — Foto: Divulgação/Activision

3. eFootball

eFootball é a evolução de PES e será gratuito — Foto: Divulgação/Konami

eFootball é o novo nome de PES e que passa a valer na próxima edição do game, com data de lançamento para 30 de setembro para PCs, consoles da geração passada, além de PS5 e Xbox Series X/S. O jogo será lançado para celulares com a sua primeira grande atualização, que deve acontecer até novembro de 2021. Apesar de gratuito para jogar, o título promete o mesmo nível de recursos e fidelidade na simulação do esporte presente nas versões anteriores da série da Konami.

No momento, já há algumas informações importantes sobre o conteúdo do jogo confirmadas: sabe-se que os times do São Paulo, Flamengo e Corinthians serão representados oficialmente no game. Além disso, o motor gráfico é o Unreal Engine da Epic e os jogadores poderão adquirir novos modos de jogo depois do lançamento, liberados como DLCs.

4. Pokémon UNITE

Pokémon Unite permite que o jogador escolha o arsenal de ataques do seu pokémon — Foto: Divulgação/The Pokémon Company

Pokémon UNITE é o título da franquia no gênero MOBA com promessa de atrair mesmo quem nunca teve experiência com games do tipo. Por enquanto disponível apenas no Nintendo Switch, Unite será lançado em 22 de setembro nos celulares Android e iPhone (iOS).

A jogabilidade segue o estilo de jogos consagrados, como League of Legends (LOL). Um dos pontos positivos é contar com Pokémons, além de envolver o jogador com mecânicas e combate mais acessível. Ainda assim, o jogo privilegia aspectos como estratégia correta para vencer as batalhas. O TechTudo tem um guia de dicas que é um bom começo para dominar as dinâmicas de Pokémon UNITE.

5. League of Legends: Wild Rift

Wild Rift leva League of Legends para os celulares — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Wild Rift é a versão para celulares e dispositivos móveis de League of Legends. Assim como na edição tradicional para computadores, a premissa segue a mesma: dois times com cinco jogadores se enfrentam para invadir a base inimiga, destruir o nexus e vencer a partida. Apesar de ter sido lançado em março de 2021, o jogo já tem uma cena competitiva em formação para quem se interessa pelo aspecto competitivo do MOBA.

Apesar de conservar traços do jogo original de computadores, Wild Rift também tem lá suas diferenças: há algumas modificações no mapa para se encaixar melhor nas telas de celulares, bem como revisões no comportamento e habilidade de alguns personagens.

6. Deliver At All Costs

Jogo tem cenários destrutíveis e convida o jogador a criar o caos durante uma série de entregas — Foto: Divulgação/Yrgo Game Creator

Deliver At All Costs tem uma premissa interessante: no jogo, você controla um entregador recém-demitido que, irritado, resolve realizar suas últimas encomendas a qualquer custo, expressão que é o título do jogo em inglês. Com gráficos isométricos e física divertida, o game tem uma jogabilidade simples e envolve realizar entregas de pedidos por uma cidade das formas mais espetaculares e engraçadas possíveis.

Entre as opções da lista, Deliver At All Costs é a única produção oferecida por meio da plataforma Itch.io, que reúne desenvolvedores independentes do mundo todo: é possível baixá-lo de graça, mas o site encoraja que o player pague o valor que quiser diretamente para os criadores do game. Deliver At All Costs tem versões para PC, macOS e também Linux.

7. Arid

Jogo de sobrevivência envolve exploração e gerenciamento de recursos para sobreviver ao Mojave — Foto: Divulgação/Breda University

Jogos de sobrevivência são um gênero bastante popular e Arid é mais uma opção para quem gosta de explorar mundos grandes, além de criar estratégias para manter o personagem vivo. No título, o jogador controla um sobrevivente de um acidente aéreo que precisa se virar para sobreviver no deserto do Atacama: racionamento de recursos e exploração são elementos fundamentais.

Apesar de ser um projeto mais simples, o jogo exibe gráficos de boa qualidade e é leve em recursos, o que o torna compatível mesmo com computadores mais simples. Criado por um grupo de estudantes, o game está disponível gratuitamente no Steam e, lançado em junho de 2021, tem colhido boas análises da comunidade.

8. Splitgate

Splitgate mistura mecânicas tradicionais de FPS com portais como os da série Portal para criar um jogo de tiro diferente — Foto: Reprodução/Steam

Jogo de tiro em primeira pessoa, Splitgate deu tão certo no mercado que os desenvolvedores foram pegos de surpresa e tiveram dificuldade em acompanhar a demanda de jogadores com novos servidores. De jogabilidade ágil e inspirada em games de tiro mais antigos, o título tem um mecanismo inovador: é possível usar uma arma especial para abrir portais e se mover pelo mapa. Além desse uso, as entradas podem ser usadas como arma defensiva para fugir ou confundir adversários.

Caracterizados pelos próprios criadores como uma “fusão de Halo e Portal”, Splitgate está disponível em PCs com Windows ou Linux em fases de desenvolvimento desde 2019, mas sua edição final – que também alcançou os consoles de última geração, além de PS4 e Xbox One – chegou no mês de agosto de 2021.

9. Bless Unleashed

Bless Unleashed é opção nova de MMORPG com promessa de centenas de horas de conteúdo gratuito — Foto: Divulgação/Neowiz

Uma lista de games gratuitos que não contenha algum MMORPG é quase impossível. Bless Unleashed é um RPG pra jogar online com uma história em constante evolução, centenas de quests e mecânicas de coleta e criação de itens. O jogo tem gráficos elogiados pela crítica, além de versões para computadores e consoles da geração passada: não há Bless Unleashed nativo para Xbox Series X/S e PS5.

Um diferencial do game em relação à concorrência no gênero é o combate, que visa ser mais exigente e com enfoque em recompensar jogadores mais táticos e precisos nos comandos. Lançado na primeira semana de agosto para PCs, o game ainda tem uma avaliação no geral neutra da comunidade de jogadores da Steam.

Com informações de PC Gamer

Confira os principais LANÇAMENTOS DE JOGOS em setembro!

Confira os principais LANÇAMENTOS DE JOGOS em setembro!

Mais do TechTudo