Redes sociais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


"DM", "CTA" e "1k" são expressões que fazem parte do vocabulário dos usuários do Instagram, app disponível para celulares Android e iPhone (iOS). No entanto, para quem não integra a comunidade da rede social, os termos podem parecer difíceis de decifrar e gerar dúvidas quanto aos seus significados. Palavras escritas em inglês, como "collab", "trend" e "jobs" também causam estranheza entre as pessoas que não usam o app com frequência.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu nove expressões que são populares no Instagram e explicou o que cada uma delas significa. Confira, a seguir, termos comuns entre os Instagrammers e domine o idioma falado na rede social.

Expressões como "1k" e "DM" são utilizadas para facilitar o entendimento nas redes sociais — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Não consigo mais entrar no Instagram: o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

1. DM

"DM" é uma abreviação para "Direct Message", que, em português, significa "mensagem direta". O termo é comumente usado por usuários que desejam manter uma conversa no chat privado com outros perfis para tratar de assuntos pessoais. Ao conversarem pela ferramenta, apenas os usuários envolvidos podem visualizar as mensagens. A função é tão popular que o Instagram liberou um adesivo nos Stories para facilitar o início de conversas privadas.

2. C.T.A

"C.T.A" também é uma abreviação, e as três letras são uma sigla para "Call to Action" (chamada para ação, em tradução livre), ferramenta bastante explorada em estratégias de marketing. No Instagram, a utilização do termo costuma estar relacionada a um conjunto de táticas para convidar o usuário a interagir e aumentar o engajamento de perfis na rede social. Isso envolve desde links para contato na bio, botões de redirecionamento nos Stories até publicações com legendas com mensagens como "Salve o post para consultas futuras" e "Comente o que achou".

O que é CTA no Instagram? A sigla é uma abreviação da expressão 'Call To Action' — Foto: Raquel Freire/TechTudo

3. 1k

Em redes sociais, é comum que o número de seguidores, comentários e curtidas seja escrito na forma "1k" ou "1M". As letras que acompanham os números servem para abreviar os dígitos e representam unidades.

A letra "K" é usada para indicar mil. Logo, se um vídeo possui "2k" de visualizações, por exemplo, isso quer dizer que ele foi reproduzido duas mil vezes. Já o "M" denota milhão, ou seja, 1.000.000. Assim, se uma pessoa tem "4M" de seguidores no Instagram, quatro milhões de contas acompanham o seu perfil.

4. Nicho

"Nicho", no Instagram, significa segmento de mercado. A expressão é usada por influenciadores que usam a rede social de forma profissional. Os nichos podem ser os mais diversos possíveis, incluindo beleza, vida saudável, música, decoração, entre outros. Quanto mais específico for o nicho do influenciador, mais detalhados poderão ser os conteúdos produzidos, o que também aumenta as chances de parcerias comerciais com marcas.

O que significa 1k no Instagram? Letra K representa milhar — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

5. Trend

"Trend", em português, significa tendência, algo que está em alta. No Instagram, a expressão carrega o mesmo sentido, e é usada para descrever o que é popular no momento. Dancinhas, "challenges", músicas e dublagens que viralizam na plataforma são exemplos de trends que fazem sucesso por um certo período de tempo.

6. Collab

"Collab" é uma abreviação em inglês para "Collaborating", que significa colaboração. No Instagram, o termo é usado para indicar quando dois perfis trabalham juntos. A relação geralmente envolve algum tipo de benefício para ambas as partes, seja a divulgação de um produto ou a promoção de um perfil pessoal.

O que significa trend no Instagram? Tendências são modinhas passageiras que viralizam na rede social — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

7. @

O que é @ no Instagram? Expressão tem sentido de flerte na rede social — Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo

O arroba (@) no Instagram é um caractere usado para marcar algum usuário da rede social em fotos ou mencioná-lo em comentários ou Stories. O símbolo deve ser digitado primeiro e, em seguida, é necessário escrever o nome do contato e selecioná-lo para fazer a menção. A expressão também ganhou um sentido de flerte: quando alguém diz coisas como "dei like sem querer na foto do @", quer dizer que curtiu acidentalmente o post do crush.

8. Close Friends

"Close Friends" ou "amigos próximos" é um recurso que permite publicar Stories apenas para contatos selecionados. Ao criar uma lista de melhores amigos do Instagram, é possível enviar conteúdos exclusivos para um grupo seleto de pessoas, evitando que histórias mais íntimas sejam exibidas para todos os seguidores. Para saber se você está na lista de amigos próximos de alguém, é só reparar se há um selo verde no canto superior direito da tela ao visualizar um story.

O que é Close Friends no Instagram? Função permite enviar conteúdos para grupo seleto de contatos — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

9. Jobs

"Jobs" é uma palavra de origem inglesa, que pode ser traduzida para o português como "emprego". No Instagram, o termo costuma ser usado por influenciadores e criadores de conteúdo para indicar o exercício de alguma atividade remunerada na plataforma. Assim, quando dizem "mais um job", os instagrammers querem dizer "mais um trabalho" ou "mais um serviço prestado", por exemplo.

Veja também: como usar hashtag no instagram? Três dicas para aproveitar o recurso

Como usar hashtag no instagram? 3 dicas para aproveitar o recurso

Como usar hashtag no instagram? 3 dicas para aproveitar o recurso

Mais do TechTudo