Video game

Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


A Sony anunciou no último sábado (4) que jogos exclusivos de PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5) terão update pago. Segundo o presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, Horizon Forbidden West será o último game first-party da empresa a oferecer a opção de upgrade gratuito. Isso significa que próximos lançamentos como Gran Turismo 7 e a sequência de God of War, que serão cross-generation, devem exigir uma atualização paga de US$ 10 (R$ 51,97 em conversão direta) para ter direito às versões de PS4 e PS5 e aproveitar os benefícios da nova geração de consoles.

Horizon Forbidden West é uma das grandes promessas entre os próximos exclusivos do PlayStation 5 — Foto: Divulgação/Sony

Em setembro do ano passado, quando a Sony confirmou a data e o catálogo de lançamento do PS5, a empresa garantiu que a versão de PS4 de jogos exclusivos contaria com upgrade grátis para PS5 — incluindo Horizon Forbidden West. No entanto, o anúncio da pré-venda do jogo da Guerrilla Games nesta última quinta-feira (2) provocou polêmica nas redes sociais pela falta de uma opção de upgrade, seja gratuito ou pago.

Com o descontentamento dos usuários, a Sony cedeu e garantiu que Horizon Forbidden West contará com a atualização grátis para PS5. Em julho deste ano, Ghost of Tsushima recebeu uma nova versão chamada Director’s Cut que já apresentava atualização paga, sinalizando a mudança de política da Sony com seus exclusivos.

Vale notar que o console de nova geração da Sony é capaz de rodar os jogos do PS4 via retrocompatibilidade, mas sem aplicar grandes otimizações. Apenas as versões próprias de PS5 conseguem aproveitar benefícios como suporte ao SSD para telas de carregamento mais rápidas, recursos do controle DualSense e melhorias visuais e de performance.

Com informações de PlayStation Blog (1 e 2) e Kotaku

Confira os principais LANÇAMENTOS DE JOGOS em setembro!

Confira os principais LANÇAMENTOS DE JOGOS em setembro!

Mais do TechTudo