Por Bruna Telles, para o TechTudo


O Playstation 5 (PS5) recebe nesta quarta-feira (15) uma atualização que promete melhorar a experiência geral do usuário com o console. Entre as principais novidades principais estão a chegada do áudio 3D para TVs, o que deve garantir maior imersão em 'qualquer' tela, e o suporte para mais armazenamento via SSDs M.2. Dessa forma, será possível salvar mais jogos e apps de mídia no console, algo ideal para quem tem a versão 100% digital, por exemplo.

O console também receberá novidades do Remote Play e, a partir de 23 de setembro, o PS App permitirá ver transmissões de Tela Compartilhada. Veja a seguir o que muda com a atualização.

Playstation 5 (PS5) ganha novidades com atualização; veja quais — Foto: Murilo Molina/TechTudo

Áudio 3D em TVs com alto-falantes embutidos

Com a nova atualização, os jogadores de PS5 poderão habilitar a função de áudio 3D no menu de Som do console. Feito isso, o recurso irá transformar o som normal de dois canais de alto-falantes da TV em uma reprodução com sensação tridimensional, deixando a experiência de jogo mais imersiva. Para medir a acústica do cômodo onde está o console, basta usar o microfone do controle sem fio DualSense.

Mesmo os jogadores que possuam um headset sem fio próprio do console, o Pulse 3D, receberão novidades. A Sony vai disponibilizar um equalizador nos controles de som para personalizar o perfil de acordo com a preferência.

TVs em geral poderão usufruir do áudio tridimensional do PS5 com a nova atualização — Foto: Divulgação/Sony

Mais possibilidades com o SSD M.2

A atualização também traz melhorias para o armazenamento do console. Agora, usuários poderão instalar um SSD M.2 no modelo, padrão que promete alto desempenho e promete velocidades superiores a HDs e SSDs SATA. O upgrade vai permitir baixar, copiar e rodar jogos de PS5 e PS4, além de apps de mídia, diretamente do disco, o que pode ajudar bastante usuários com a versão digital do console.

Também será possível mover os jogos entre as opções de armazenamento livremente. A Sony possui uma lista detalhando quais os melhores SSD M.2 para se utilizar no PS5, além de um vídeo com o passo a passo para realizar a instalação correta.

Melhorias de usabilidade

O Control Center poderá ser customizado mais livremente, com opções de quais controles esconder ou mostrar. Ficará mais fácil ver e escrever mensagens para amigos e grupos diretamente da Game Base, por exemplo.

Jogadores que possuem versões de PS4 e PS5 do mesmo jogo instaladas, agora podem vê-las separadamente na aba "Instalado" da Game Library. Para quem quiser pausar ou resumir o Screen Reader, o comando será bem simples: pressionando os botões, PS + triângulo. Para repetir qualquer coisa lida por ele, é só pressionar os botões, PS + R1.

Atualização irá facilitar a comunicação por mensagens com amigos e grupos — Foto: Divulgação/Sony

Agora, após uma partida online, será possível obter o novo Accolade "Leader". Já os momentos de recordes pessoais, como pontuações altas e melhores tempos, terá um clipe registrado automaticamente. Esses poderão ser compartilhados através do Control Center ou da Media Gallery, em recurso acessado via configurações de Captura e Transmissão. Por fim, um novo Trophy Tracker ficará disponível, deixando os jogadores acessarem rapidamente até cinco troféus por jogo pelo Control Center.

O que muda no Remote Play?

O aplicativo Remote Play permite fazer stream remoto e jogar títulos de PS4 e PS5 no celular ou PC, entre outras funções. Para isso é necessário estar conectado à Internet e ter o console ligado. Agora, entretanto, o usuário não fica mais dependente do Wi-Fi: quando a conexão sem fio não estiver disponível, será possível utilizar o pacote de dados do celular.

E no PS App?

A partir de 23 de setembro, a nova versão do PS App dará aos jogadores a habilidade de ver a transmissão de Tela Compartilhada junto a um amigo. Para isso, um jogador deve abrir um chat de voz no app com um amigo jogando no PS5 e pedir para ele iniciar a transmissão da tela compartilhada. É importante ressaltar: o recurso está disponível apenas no PS5.

Também tem novidade para PS4!

Jogadores de PS4 poderão ver seus troféus do PS4 e PS5, bem como o de outros jogadores. Válido para os dois consoles, os líderes de Grupos agora podem desfazer um grupo sem remover os jogadores individualmente.

Com informações de PlayStation Blog

Mais do TechTudo