Celulares

Por Larissa Infante, para o TechTudo

Divulgação/Apple

A Apple anunciou nesta semana os novos iPhone 13 Pro e Pro Max com tela de 120 Hz. O recurso, chamado de ProMotion pela fabricante, já é comum em smartphones Android, mas só agora chegou aos celulares iPhone. Justamente devido à demora da Apple em adotar tal tecnologia em seus aparelhos, a Samsung resolveu fazer uma provocação nas redes sociais.

Durante o evento de lançamento do iPhone 13, a gigante sul-coreana fez uma publicação no Twitter com a frase “Já faz um tempo que estamos atualizando a 120 Hz”. A postagem foi feita para o público dos Estados Unidos e se refere ao fato de a empresa já trabalhar com a tecnologia há alguns anos em celulares mais poderosos.

Samsung provoca Apple pela demora em aderir telas com taxa de atualização de 120 Hz — Foto: Reprodução/Samsung Mobile US

Apesar de já adotar a tecnologia ProMotion no iPad Pro há alguns anos, a linha iPhone só contava com telas de 60 Hz até agora. A taxa de atualização de 120 Hz propicia maior qualidade gráfica em jogos e mais fluidez em efeitos visuais.

Por outro lado, a Samsung disponibiliza o recurso desde o ano passado. O primeiro smartphone da empresa a chegar com a tecnologia de alta frequência foi o Galaxy S20, lançado em março de 2020. Em setembro do mesmo ano foi anunciado o Galaxy Note 20, também com a presença da alta taxa de atualização.

Galaxy S20 foi primeiro smartphone da Samsung a contar com tela de 120 Hz — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Esta não é a primeira vez que a Samsung provoca as decisões da rival norte-americana. Em 2019, a sul-coreana retirou do ar uma crítica à Apple sobre a ausência de entrada de fones de ouvido (3,5 mm) após seguir o mesmo caminho.

Já no ano passado, a Apple anunciou que seus celulares não viriam mais com carregadores na caixa. Na ocasião, a Samsung publicou no Facebook a frase “seu Galaxy oferece o que você está procurando. Do mais básico, como carregador, à melhor câmera, bateria, desempenho, memória e até tela de 120 Hz em um smartphone”. A empresa retirou o post do ar no mesmo ano após o lançamento do Galaxy S21, que tomou o mesmo rumo da concorrente.

Conheça seis fatos sobre o iPhone 13

Conheça seis fatos sobre o iPhone 13

A taxa de atualização de 120 Hz está presente apenas nos modelos Pro e Pro Max. Os aparelhos são destinados a consumidores realmente exigentes e contam com câmeras ainda mais poderosas, bateria maior e notch menor.

Entre as principais características de ficha técnica estão a câmera tripla de 12 megapixels, o sensor LiDAR e tecnologia ProRes, e bateria dura pelo menos 1,5 hora a mais do que na geração passada. Marcam presença ainda o processador A15 Bionic, com suporte à tecnologia 5G e até 1 TB de armazenamento para a versão Pro Max.

Os modelos ainda não têm data para chegar ao Brasil, mas seus valores já foram anunciados. O iPhone 13 Pro desembarca no país por R$ 9.499, enquanto a versão Pro Max chega por R$ 10.499.

Com informações de Mac Rumors

Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)

Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)

Mais do TechTudo