Celular

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

A Samsung tomou a dianteira do mercado e revelou, nesta quinta-feira (2), o primeiro sensor de câmera com 200 megapixels para celulares. Chamado de ISOCELL HP1, o hardware traz uma nova tecnologia chamada "pixel binning", que pode ajustar a resolução da imagem de acordo com a quantidade de luz no ambiente, conforme descreve o artigo publicado no site oficial da fabricante.

O novo sensor tem 1/1.22 polegada de tamanho e traz foco automático, embora a Samsung não revele qual é a técnica utilizada para tal. Além disso, ele faz gravação de vídeo em 8K com 30 fps, ou em 4K com até 120 fps. Vale dizer, porém, que ainda não há previsão de quais celulares da marca virão com a novidade, que deve chegar somente a lançamentos premium.

ISOCELL HP1 trabalha com três tamanhos de pixels diferentes — Foto: Reprodução/site da Samsung

Pelo aspecto mais técnico do sensor, a Samsung informa que o ISOCELL HP1 possui um tamanho de pixel nativo de 0,64 μm quando selecionado a opção de 200 MP, pixels de 1,28 µm em imagens de 50 MP e pixels com tamanho de 2,65 μm nas fotos de 12,5 MP. Utilizando a sua tecnologia "ChameleonCell", a Samsung promete oferecer renderização full-pixel nas fotos registradas com esse sensor.

No mesmo artigo, a Samsung também anunciou o sensor de 50 MP ISOCELL GN5. O hardware tem 1/1,57 polegada de tamanho e foi anunciado como o primeiro sensor de câmera com essa quantidade de megapixels que consegue foco automático "totalmente direcional".

Ainda segundo o artigo do site oficial da companhia, o sensor pode ser capaz de gravar vídeos 8K com 30 fps ou 4K com 120 fps, assim como o HP1.

Com informações: SamMobile e Samsung

Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)

Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)

Mais do TechTudo