Por Beatriz Aguiar, do Home Office

Divulgação/TCL

A TCL apresentou nesta quarta-feira (8) as novas smart TVs 8K com tecnologia Mini LED. Os modelos X925 e X925 Pro se juntam à família X da marca e prometem maior controle de contraste se comparadas a televisores com a LED convencional. A X925 chega em opções de 65 e 75 polegadas, enquanto a versão Pro desembarca em tamanho único de 85 polegadas. O TechTudo apurou que os produtos chegam ao Brasil ainda este ano.

A fabricante oferece displays em QLED e taxa de atualização de 120 Hz, controle com gestos por meio da câmera integrada e ajuste de brilho em tempo real. O sistema de áudio do modelo Pro é composto de alto-falantes com acabamento em couro e tecnologia Dolby Atmos 5.1.2 da Onkyo, que prometem design acústico imersivo e reflexivo.

TCL anuncia smart TVs 8K com tecnologia Mini LED — Foto: Reprodução/TCL

Qual é a melhor TV 4K? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

Recursos e design

A resolução da tela das TVs é de 7680 × 4320 pixels, com taxa de atualização variável de 120 Hz em Mini LED, tecnologia com mais zonas de controle de contraste. A Mini LED é uma versão menor da LED tradicional e, por isso, amplia os pontos de luz do display e suaviza o que se vê na TV.

Outros destaques são a tecnologia IMAX Enhanced, que fornece aos dois modelos tecnologia de processamento de imagens personalizadas para levar "visualização de cinema" ao consumidor; e o HDR 10+, responsável por entregar brancos mais brilhantes e pretos mais intensos. Por fim, as TVs X925 e X925 Pro chegam com Dolby Vision IQ, um grupo de sensores de luz que captam a iluminação do ambiente para controlar a quantidade de brilho dos aparelhos.

Para os amantes de games, a TCL reserva o ALLM (modo automático de baixa latência). De acordo com a fabricante, esse recurso permite que o console ou o PC mude a TV para o modo de jogo.

Os televisores têm acabamento ultrafino e bordas de alumínio, e podem ser acoplados à parede ou no chão com o suporte em metal.

Novos modelos de smart TV da TCL focam em experiência com games — Foto: Divulgação/TCL

A fabricante traz integração com o Google, por meio do sistema Google TV, com suporte a Duo e Assistente. Além disso, oferece também o controle de gestos mãos livres, que lê as expressões faciais de uma pessoa e toma decisões como aumentar ou silenciar o volume, pausar e dar play, entre outros.

Mais do lançamento

Refrigerador C470 e máquina de lavar smart X10 — Foto: Reprodução/TCL

A fabricante chinesa também apresentou nesta quarta-feira uma série de eletrodomésticos smart e com inteligência artificial. Além das TVs, o robô aspirador de pó Sweeva 6500, a máquina de lavar inteligente X10, o refrigerador C470, o purificador de ar Breeva A5 e a soundbar TS8132 com Dolby Atmos foram anunciados.

TCL Breeva A5 tem design escandinavo, segundo a fabricante — Foto: Reprodução/TCL

Veja também: dicas para escolher Fire TV Stick

Fire TV Stick: Qual escolher?

Fire TV Stick: Qual escolher?

Mais do TechTudo