Por Marcela Franco, para o TechTudo


O TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo em agosto, segundo o levantamento do portal de consultoria de aplicativos SensorTower divulgado nesta quarta-feira (8). A popular rede social de vídeos curtos manteve a liderança pela sétima vez consecutiva em 2021, chegando a mais de 66 milhões de instalações em celulares Android, pela Play Store, e no iPhone (iOS), pela App Store. O número mostra um aumento de 6% dos downloads em relação a agosto do ano passado.

O segundo lugar ficou com o Instagram, com mais de 59 milhões de instalações no geral, o que representou um aumento de 26% dos downloads comparado ao mesmo mês em 2020. Completando o top 5 estão Facebook, WhatsApp e Messenger, com a terceira, quarta e quinta colocação, respectivamente.

Ranking revela os aplicativos mais baixados de agosto — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Em agosto, o maior número de instalações do TikTok veio da China, com 15% da quantidade total dos downloads. Em segundo lugar ficaram os Estados Unidos, com 10%. Já o Instagram, vice-líder do ranking, teve 36% dos downloads oriundos da Índia, com 36% das instalações totais, seguido pela Indonésia, com 6%.

A grande surpresa do relatório está na sétima colocação entre os aplicativos mais baixados na App Store. O National Anti-Fraud Center é um app antifraude desenvolvido pelo Ministério da Segurança Pública da China. Segundo o portal Verdict, o aplicativo chegou a ser o serviço mais baixado no país, após uma massiva campanha de marketing patrocinada pelo Estado, somado à pressão governamental. O dado é da empresa de consultoria de aplicativos App Annie.

O National Anti-Fraud permite filtrar chamadas de spam, além de avisar aos usuários sobre chamadas recebidas do exterior. A plataforma também reúne um banco colaborativo de dados de golpes. Os próprios usuários são solicitados a relatar conteúdos suspeitos nas redes de telecomunicação para ajudar na prevenção de crimes. O upload das evidências de reivindicações fraudulentas é feito por meio do aplicativo.

Confira a lista completa dos apps mais baixados no mês de agosto — Foto: Divulgação/SensorTower

Outro fato interessante do ranking foi a subida de posições do Instagram. O app havia estacionado na terceira colocação geral nos últimos três meses, mas em agosto ele chegou a ser o app mais baixado no Android. A versão do WhatsApp voltada para empresas, o WhatsApp Business, também foi destaque. O serviço fez sua primeira aparição no ranking geral esse ano, ficando na 10ª colocação.

Os outros aplicativos que compõem a lista não apresentam novidades, já que todos eles têm integrado o ranking de mais baixados neste ano e já são populares entre os usuários. Vale destacar que o relatório não contabiliza instalações de aplicativos de jogos, assim como aplicativos nativos da Apple e aplicativos pré-instalados do Google.

Lista Geral

  1. TikTok
  2. Instagram
  3. Facebook
  4. WhatsApp
  5. Messenger
  6. Snapchat
  7. Telegram
  8. ZOOM
  9. CapCut
  10. WhatsApp Business

App Store

  1. TikTok
  2. YouTube
  3. WhatsApp
  4. Instagram
  5. Google Maps
  6. Facebook
  7. National Anti-Fraud
  8. Taobao
  9. CapCut
  10. Gmail

Play Store

  1. Instagram
  2. Facebook
  3. TikTok
  4. WhatsApp
  5. Messenger
  6. Snapchat
  7. Telegram
  8. WhatsApp Business
  9. ZOOM
  10. Google Meet

Com informações de SensorTower e Verdict

Como limpar caches do iPhone e apagar dados de apps para liberar memória

Como limpar caches do iPhone e apagar dados de apps para liberar memória

Mais do TechTudo