Por Ana Letícia Loubak, do Home Office


O Trello caiu e está fora do ar na tarde desta terça-feira (21). De acordo com o site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, a instabilidade começou por volta das 11h50. Esta é a segunda vez que a plataforma de gerenciamento de projetos fica fora do ar em pouco mais de 24 horas: ontem, o Trello também apresentou instabilidade na versão web e no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS).

O TechTudo testou o serviço no computador e se deparou com a mensagem "Não foi possível conectar ao Trello", seguida de um botão para recarregar a página. No Twitter, usuários se queixaram da instabilidade e afirmaram que não conseguem carregar boards. Em seu site oficial (https://trello.status.atlassian.com/incidents/), o Trello reconheceu o problema e disse que está trabalhando para solucioná-lo.

Trello fora do ar: plataforma apresenta instabilidade pela segunda vez consecutiva — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Dados do Google Trends, site que monitora buscas na Internet, mostram que houve aumento repentino na procura pelos termos "Trello caiu" e "Trello fora do ar hoje". As pesquisas pelo status da plataforma de gerenciamento de projetos também cresceram, o que indica o interesse dos usuários no assunto.

Utilizando o Downdetector, é possível perceber que as notificações por conta da falha no serviço continuam em alta, conforme o gráfico apresentado abaixo. O problema atinge usuários de diversos países, e não apenas brasileiros.

Trello fora do ar: gráfico extraído do site DownDetector mostra queda na plataforma por volta das 11h50 de terça-feira (21) — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Ao se pronunciar sobre o assunto, o Trello confirmou que o problema atinge tanto a versão web quanto a versão mobile da plataforma, e disse que está reparando a falha. "Nossa equipe de engenharia está investigando ativamente este incidente e trabalhando para trazer o Trello de volta o mais rápido possível", afirmou a empresa em seu site oficial.

Trello Status: empresa se pronunciou sobre a instabilidade no Twitter — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

A queda do Trello repercutiu no Twitter. Usuários da rede social reclamaram da falha e usaram memes e gifs para criticar a instabilidade do serviço, que já havia caído na manhã de segunda-feira (20).

Trello caiu: usuários se queixam da instabilidade da ferramenta no Twitter — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Trello fora do ar hoje: segunda queda consecutiva do serviço é assunto no Twitter — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Por enquanto, não há nada que os usuários possam fazer para que o Trello volte a funcionar. Nesses casos, a única alternativa é esperar até que o serviço normalize ou procurar outro gerenciador de projetos, como Asana, Jira e Monday.com.

Mais do TechTudo