Por Eduardo Bartkevihi, do Home Office


O Trello está fora do ar na manhã desta segunda-feira (20). Segundo relatos de usuários, a plataforma de gerenciamento de projetos não permite atualizar quadros tanto na versão do aplicativo para PC ou no app para celulares Android e iPhone (iOS). O site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, acusou que o problema começou às 9h57 (horário de Brasília), atingindo um pico de 421 notificações de usuários.

A falha foi resolvida pelo suporte do Trello às 11h42, e o serviço já voltou à normalidade. "Os engenheiros do Trello acreditam que encontraram a origem do problema, e o desempenho do site voltou ao normal", afirmou a plataforma em seu site oficial.

Trello apresenta falhas em seu serviço na manhã desta segunda-feira (20) — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

O TechTudo testou a plataforma na versão web e recebeu a mensagem de erro "Não é possível conectar ao Trello. Recarregue novamente". Em seu site oficial, o Trello divulgou um comunicado afirmando que está ciente do caso e que está trabalhando para retomar a normalidade do serviço o mais rápido possível. Nos Trending Topics do Twitter, o termo "Trello" chegou a figurar em quarto lugar.

O Google Trends, plataforma do Google que monitora as buscas no site, registrou um aumento repentino no interesse pelo termo "Trello fora do ar". A busca para "Trello status" também aparece nas pesquisas relacionadas, com aumento de procura nas últimas horas.

"Trello fora do ar" sendo buscado no Google Trends — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

Em seu site oficial (https://trello.status.atlassian.com/), o Trello comunicou que está investigando o caso e confirmou que o erro atinge tanto a versão web quanto o app para celulares.

'Trello fora do ar?' Plataforma comunica instabilidade no serviço — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

Utilizando o Downdetector, é possível visualizar que as notificações por conta da falha no serviço continuam em alta, conforme o gráfico apresentado abaixo.

Downdetector apresenta altos níveis de notificações em problemas com Trello — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

A queda do Trello repercutiu entre os usuários do Twitter, que relataram a instabilidade do serviço e o impacto gerado pelo erro no funcionamento da plataforma. O tema chegou a ocupar a quarta posição nos Trending Topics, lista que reúne os temas mais comentados na rede social.

Usuários relatam problemas no serviço na manhã desta segunda-feira (20) — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

Problema no Trello afeta usuários que utilizam a plataforma para trabalhar — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

O recomendado é esperar a instabilidade passar para voltar a usar a serviço, uma vez que o próprio desenvolvedor afirmou que estão trabalhando no caso. Apagar o cache do aplicativo ou tentar entrar novamente na conta do Trello não ajudam a resolver o erro.

Veja também: Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa

Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa

Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa

Mais do TechTudo