Campeonatos

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


A Havan Liberty foi derrotada pela 100 Thieves, nesta sexta-feira (10), em sua estreia no Grupo C do Valorant Masters Berlin, torneio internacional do FPS da Riot Games. Favorita na melhor de três partidas (MD3), a equipe norte-americana mostrou uma grande capacidade de adaptação, compreendeu bem o estilo de jogo dos brasileiros logo no começo e dominou o duelo de ponta a ponta. A Havan ainda teve bons momentos nos mapas disputados, mas muitos rounds acabaram escapando nos detalhes. A derrota veio em um 2-0, parciais de 13-3, na Ascent, e 13-6, na Icebox.

O resultado negativo deixa a equipe brasileira em uma situação delicada, onde uma nova derrota significará a eliminação. A Havan volta a jogar na próxima terça-feira (14) às 16h, horário oficial de Brasília, contra o perdedor do duelo entre Gambit Esports e Crazy Raccoon. A transmissão acontece ao vivo nos canais oficiais da Riot Games na Twitch TV e no YouTube.

Havan Liberty não conseguiu encaixar seu jogo na Ascent, reagiu na Icebox, mas acabou derrotada em sua estreia no Masters Berlin — Foto: Divulgação/Havan Liberty

Mapa 1 (Ascent)

A Ascent foi uma escolha esperada da 100 Thieves, visto que se trata de seu melhor mapa. Porém, no começo Havan surpreendeu os norte-americanos. No round pistol, um avanço rápido para o spikesite A e a precisão de Marcelo "pleets" Leite (Astra) derrubaram as chances de retake da 100T e garantiram o round. A Havan levou a rodada seguinte, mas seu bom momento se encerrou após a 100T vencer seu primeiro round com um 3K de Joshua "steel" Nissan ( KAY/O) e passar a dominar o confronto. Confirmando seu conhecimento na Ascent, a 100T venceu essa metade de forma dominante em 9-3.

Na defesa, a Havan tentou se reinventar, mas steel voltou a aparecer com um 3K no segundo round pistol para conquistar a vantagem para a 100T. Após vitória tranquila no econômico da Havan, a 100T contou com o brilho de Ethan "Ethan" Arnold (Skye) no final do round seguinte para eliminar os brasileiros que restavam e impedir que eles guardassem armas para o match point. Com tanta vantagem em mãos, a 100T apenas administrou a situação favorável e fechou a Ascent em 13-3.

Mapa 2 (Icebox)

Jogando com mais tranquilidade, a 100 Thieves fez um trabalho excelente no primeiro pistol da Icebox para impedir o plant da spike por parte da Havan e conquistar a vitória. Os brasileiros, aparentemente se sentindo pressionados após a derrota na Ascent, demoraram para se encontrar no mapa e viram a 100T abrir 4-0. A Havan chegou à primeira vitória no quinto round e, apesar das dificuldades de lidar principalmente com os jogadores Peter "Asuna" Mazuryk (Reyna) e Nicholas "nitr0" Cannella (Omen), encaixou seu jogo na Icebox e diminuiu o prejuízo para 5-4. Porém, a reação parou por aí e a 100T seguiu superior para fechar a metade em 8-4.

No segundo pistol, Gabriel "shion" Vilela (Reyna) fez um belo avanço e surpreendeu a 100T conseguindo um 4K e garantindo a vitória de sua equipe. A Havan venceu o round seguinte, mas a 100T voltou a contar com a habilidade de Asuna (Reyna) no armado para assegurar seu nono round na Icebox. Depois, um belo clutch de Spencer "Hiko" Martin (Sova) em situação 1v2 ajudou a quebrar a economia e as esperanças da equipe brasileira. A Havan não se encontrou mais em seu mapa de escolha e foi derrotada por 13-6.

Hiko e seus companheiros confirmaram o favoritismo e venceram a Havan por 2-0 no Masters Berlin — Foto: Divulgação/100 Thieves

Com informações de PlayValorant e Liquipedia

Valorant: veja 13 personagens e suas habilidades

Valorant: veja 13 personagens e suas habilidades

Mais do TechTudo