Por Victor de Abreu, para o TechTudo


A Havan Liberty perdeu para a Crazy Racoon nesta terça-feira (14) e foi eliminada do Masters Berlin, torneio Internacional de Valorant. A equipe brasileira lutou, mas não conseguiu se impor contra os japoneses, que mostraram uma nova postura após a dura derrota na estreia e foram superior na série melhor de três partidas (MD3). O duelo se encerrou em 2-0, parciais de 13-9, na Haven, e 13-8, na Split. Com o resultado, a Crazy Racoon segue viva no Grupo C para buscar uma vaga nos playoffs, enquanto a Havan Liberty se despede da competição.

Confira, a seguir, os destaques da série que se encerrou com a eliminação da equipe brasileira. Vale lembrar que o Masters Berlin está sendo transmitido pelos canais oficiais da Riot Games na Twitch TV e no YouTube.

Havan Liberty perdeu de 2-0 para a Crazy Racoon e foi eliminada do Masters Berlin — Foto: Divulgação/Valorant Champions Tour

Mapa 1 (Haven)

A Haven começou com ambas as equipes trocando a liderança nos primeiros rounds. Crazy Racoon, na defesa, levou vantagem no pistol, enquanto a Havan Liberty, contando com os abates de Marcelo "pleets" Leite (Astra) e o lurk de Rodrigo "myssen" Myssen (Cypher), foi superior nos primeiros rounds. No entanto, a Havan parou por aí. A Crazy fez funcionar sua defesa, soube executar seus retakes com maestria e teve a grande ajuda das boas jogadas de An "Medusa" Min-cheol (Cypher) para conquistar a vantagem de 7-5 ao final dessa metade.

No ataque, os japoneses passaram a controlar o confronto. Matsuda "neth" Yusuke (Raze) e Byeon "Munchkin" Sang-beom (Jett) desequilibraram o duelo e frustraram as estratégias da Havan. Foram cinco rounds em sequência dos japoneses para chegar ao match point. Os brasileiros não desistiram e seguiram acreditando em um pouco provável overtime. A recuperação deu esperanças para a torcida brasileira, mas logo a Racoon fez o ponto da vitória em um round muito acirrado e encerrou a Haven em 13-9.

Havan demorou para encaixar na defesa da Haven e foi derrotada — Foto: Divugação/Valorant Champions Tour

Mapa 2 (Split)

O começo na Split foi bastante semelhante ao da Haven. A Crazy Racoon adquiriu uma vantagem inicial ao vencer o primeiro pistol, enquanto a Havan encontrou sua primeira vitória no primeiro round armado. A diferença foi que os brasileiros não conseguiram encaixar na defesa a ponto de buscar a virada, e viram os japoneses se distanciarem no placar. Mesmo com o momento ruim, Gabriel "shion" Vilela (Raze) surpreendeu fazendo um rápido ace em um dos rounds para dar confiança à sua equipe. No entanto, essa confiança não foi suficiente para a Havan interromper a sequência da Crazy Racoon, que fechou a metade em 9-3.

Na virada de lados, Crazy Racoon manteve o 100% de aproveitamento nos pistols e colocou a Havan Liberty em uma situação ainda mais complicada. Pressionados, os brasileiros se recuperaram nos rounds armados e não deixaram a equipe japonesa se distanciar no placar. A Havan chegou ao oitavo ponto com chances reais de conseguir muito mais, mas o jogador Hideki "Fisker" Sasaki (Skye) frustrou os planos brasileiros naquele que poderia ser o nono ponto e ainda fez o clutch no match point de sua equipe para assegurar o 13-8 no placar e eliminar a Havan.

neth e seus companheiros fizeram grande série e eliminaram os brasileiros do Masters Berlin — Foto: Divulgação/Valorant Champions Tour

O Masters Berlin é a segunda competição Internacional e presencial de Valorant em 2021. Ao todo, são 15 equipes participantes nesta edição. O evento possui uma premiação total de US$ 700 mil (cerca de R$ 3,5 milhões), conta uma vaga direta para o Valorant Champions, o mundial da categoria que acontece em dezembro de 2021. Além disso, ele também distribuirá pontos de circuito, que definirão as demais equipes classificadas para o torneio final. Com a eliminação da Havan, a Vivo Keyd, que venceu a ZETA DIVISION mais cedo nesta terça-feira (14), é a única representante do Brasil.

Com informações ValorantEsports e Liquipedia

Confira os principais LANÇAMENTOS DE JOGOS em setembro!

Confira os principais LANÇAMENTOS DE JOGOS em setembro!

Mais do TechTudo